Formatura do Proerd reúne 817 alunos da rede municipal nesta terça (17)
Cerimônia será realizada no Ginásio de Esportes do Jardim Bandeirantes; programa é oferecido para alunos do 5º ano

Nesta terça-feira (17), às 19h, o Ginásio de Esportes do Jardim Bandeirantes sediará a cerimônia de formatura de 817 alunos do 5º ano que passaram pela formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A iniciativa é realizada em parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Os pais e responsáveis pelos alunos foram convidados para presenciar o momento, que contará com a presença da secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e do comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente-coronel Mário Jorge Alves Lopes. Cerca de 1.500 pessoas, entre autoridades, alunos e familiares devem acompanhar a formatura.
O Proerd começou como um programa conduzido em parceria entre o departamento de polícia de Los Angeles (EUA) e o distrito escolar daquela cidade. Esse esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência na prevenção, baseada na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
Os alunos realizam as atividades com a presença de um policial fardado em sala de aula, sendo acompanhados pelo professor e tendo como material didático uma apostila intitulada “Caindo na Real”. O propósito do programa é auxiliar os estudantes a tomar decisões seguras e responsáveis, resistindo às drogas e à violência.
Aplicado uma vez por semana para os alunos do 5º ano, o programa é composto por 10 lições. Nesta etapa, participaram da ação as escolas municipais América Sabino Coimbra, Nair Auzi Cordeiro, David Dequech, Atanázio Leonel, Zumbi dos Palmares, Noêmia Malanga, Salim Aboriham e Leonor Maestri de Held. O objetivo do Proerd é preparar as crianças para que façam escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, de forma que consigam utilizar as estratégias mais adequadas para resistirem à oferta de ilícitos e ao uso da violência.