Capacitação Municipal em Cuidados Paliativos está com inscrições abertas
Curso será realizado de junho a agosto, com aulas presenciais e virtuais; inscrições devem ser feitas pelo site da Escola de Governo da Prefeitura

Estão abertas as inscrições para a Capacitação em Cuidados Paliativos, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e que será realizada de 11 de junho a 11 de agosto. Com aulas virtuais e presenciais, o curso tem o objetivo de ampliar os principais conceitos em Cuidados Paliativos entre os servidores da rede municipal, de forma a qualificar o trabalho com pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida.
Podem se inscrever profissionais e trabalhadores da Atenção Básica, especializada, e Urgência e Emergência. As inscrições foram abertas na segunda-feira (16), e devem ser feitas na plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, onde serão transmitidos os módulos virtuais do curso, utilizando a chave CMCP-2022.
Organizado por um Grupo de Trabalho (GT) de Cuidados Paliativos, composto por representantes de todas as diretorias da SMS, o curso tem ainda o apoio e participação da Residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC). No decorrer da capacitação, os participantes vão aprender sobre a importância do trabalho em equipe, as definições do cuidado paliativo e a importância do autocuidado.
O conteúdo também vai abordar as dimensões sociais, espirituais, emocionais e físicas, destacando o que pode ser feito no manejo de diferentes sintomas que os pacientes podem enfrentar. Dentre eles, dor, falta de ar, náuseas, vômitos, constipação, depressão, ansiedade, tosse, feridas na pele, cuidados com a boca. Outros temas debatidos são a bioética, diretivas antecipadas de vontade, luto, abordagem familiar e aspectos nutricionais.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, enfatizou que a capacitação é um marco para a implantação dos cuidados paliativos enquanto política pública no Município. “Esse é um tema muito relevante, que vem tomando cada vez mais espaço no contexto de uma saúde de qualidade para a população. Tecnicamente, a gente sabe do ganho em qualidade e em demais sentidos que é o Município ofertar essa assistência adequada e em momento oportuno àqueles que precisam. Isso coloca Londrina em um rol com pouquíssimos municípios do país, que instituíram essa política de cuidados paliativos. Nossas expectativas são as melhores possíveis, de uma boa adesão dos servidores municipais, sempre tão comprometidos e dedicados”, detalhou.
Além de módulos virtuais, a Capacitação Municipal em Cuidados Paliativos prevê três encontros presenciais no Teatro Marista, realizados a cada quinze dias. O primeiro será no dia 11 de junho, data de início da capacitação, com carga horária total de 64 horas.
Para a médica supervisora da Residência em MFC, Beatriz Zampar, todo profissional de saúde precisa ter, ao menos, conhecimentos básicos em Cuidados Paliativos. “Essa base é necessária para lidar com as questões de vida e finitude, e saber de suas possibilidades de atuação diante dessas situações especiais. São circunstâncias que exigem conhecimento técnico e humano para poder aliviar sofrimentos de todas as dimensões – física, social, emocional e espiritual”, frisou.