Calma debate 10 passos para uma alimentação saudável
Reunião de profissionais da saúde vai debater a importância da alimentação complementar saudável e apresentar ações desenvolvidas pelo Enpacs nas UBS
A coordenação do Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno de Londrina (Calma) informa que Hoje (11), às 14h, será realizada reunião no Centro Pastoral Bom Pastor, rua Dom Bosco, 145, no jardim Dom Bosco.
A 4ª reunião de 2012 vai debater os “10 passos para uma alimentação saudável” com a nutricionista do NASF, Cristiane Vieira Fernandes Kudo. De acordo com Cristiane é preciso discutir o assunto para que todos os profissionais da saúde possam transmitir a mesma mensagem aos pacientes e usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Estamos trabalhando o ENPACS (Estratégia Nacional para uma Alimentação Complementar Saudável), porque as crianças têm dois ciclos alimentares, sendo que um engloba as crianças de 0 a 6 meses que devem ser alimentadas apenas com o leite materno e a partir de seis meses deve-se inserir a alimentação complementar. É preciso debater o assunto para orientar corretamente os pais em relação à inserção de uma alimentação complementar saudável”, disse a nutricionista do NASF.
O Comitê existe desde 1994 e oferece apoio às instituições de saúde com relação à implementação de ações de promoção, proteção e manejo do aleitamento materno, a fim de diminuir o número de mortalidade infantil doenças relacionadas ao desmame incorreto.
Participam do Calma instituições públicas, privadas e filantrópicas de assistência, ensino e pesquisa, como a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de várias diretorias; Secretaria Municipal da Educação; Secretaria Especial da Mulher e Associação Médica de Londrina, além da maternidade de todos os hospitais da cidade.
Fazem parte, também, a Universidade Estadual de Londrina; Unifil; Núcleo de Odontologia para bebês; 17ª Regional de Saúde; Pastoral da Criança; Instituto Federal do Paraná; CEFIL – Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio Palatal de Londrina e Região; Unimed e representantes de Cambé e Rolândia.