“Café com RH” orienta servidores da Prefeitura sobre perícias médicas
Terceira edição da iniciativa foi realizada nesta quinta-feira (19), das 14h às 16h, e contou com cerca de 50 participantes de diferentes secretarias

Com o objetivo de disseminar informações importantes sobre procedimentos de perícias, afastamentos e licenças médicas, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) realizou, nesta quinta-feira (19), das 14h às 16h, a terceira edição do “Café com RH”. Conduzida no Auditório da Prefeitura de Londrina, a ação contou com a participação de cerca de 50 servidores, integrantes de diferentes secretarias e órgãos municipais.
A atividade foi ministrada pela diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, em conjunto com a gerente de Perícias de Saúde, Luciane Brito, e o técnico de Gestão Pública, Edinael Borges de Oliveira. Além de uma apresentação feita pelos palestrantes, a sessão também contou com um período de perguntas e respostas para os servidores participantes.

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, explicou que o “Café com RH” é direcionado principalmente para servidores de outras secretarias e órgãos que interajam com frequência com a SMRH, para que se tornem multiplicadores e transmitam as informações adquiridas aos colegas.
Bellusci destacou, também, que a iniciativa é uma reformulação do antigo programa “Integração”, através do qual grupos de servidores municipais recém-ingressados na Prefeitura participavam de um curso com oito horas de duração, em que recebiam informações gerais relativas à área de Recursos Humanos. “As pessoas recebiam um volume muito grande de informação, em um período curto, e depois não lidavam mais com isso, e por essa razão acabavam tendo dúvidas sobre esses procedimentos. Por isso, decidimos criar o ‘Café com RH’, que tem um formato mais ágil, com duas horas de duração, em que um tema específico é abordado em detalhes”, afirmou.

Ainda segundo a secretária, os encontros são mensais, e abordam temas que têm bastante demanda e interesse por parte dos servidores municipais. “Alguns assuntos sempre precisam ser tratados, como promoções e assédio moral, entre outros. Porém, também há temas que são mais relevantes em períodos específicos, por exemplo, as avaliações de desempenho, que são realizadas em outubro. Buscamos montar o cronograma de encontros mensais com base nisso, mas também temos espaço para realizar encontros extraordinários, sobre tópicos que não estejam planejados e possam surgir”, salientou.

A gerente de Desenvolvimento da Diretoria de Desenvolvimento Humano, Jaqueline Marcos, destacou que o processo de definição dos temas também incluiu os servidores participantes da iniciativa, que foram previamente indicados pelas secretarias e órgãos dos quais são integrantes. “Fizemos um piloto do ‘Café com RH’ em novembro de 2021 e, durante essa ação, aplicamos um questionário para o público-alvo, perguntando sobre quais eram os temas de maior interesse dos participantes. Com base nisso, pudemos verificar quais eram as maiores demandas”, disse.

Atualização – A diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, que foi uma das responsáveis por ministrar o curso sobre perícias médicas, explicou que um dos objetivos da atividade foi informar os servidores sobre atualizações nesses procedimentos.
“Houve mudanças em algumas regras relativas às perícias, e procuramos apresentá-las para os participantes, assim como outros tópicos inclusos no Estatuto do Servidor e no decreto 768/2016, que rege todas as perícias médicas do município”, afirmou.

O técnico de Gestão Pública e diretor Técnico-Financeiro da Secretaria Municipal de Governo, Jeferson Feliciano, contou que participou das três atividades já realizadas do “Café com RH”, e elogiou a iniciativa. “Estou achando esse treinamento muito bom e necessário, pois já trabalhei na Secretaria de Recursos Humanos e sei que as atividades deles são bastante complexas. Através desse curso, nós recebemos informações importantes, que vamos passar para os nossos colegas e outros órgãos das secretarias das quais fazemos parte”, disse.