CMTU faz atividades de educação para o trânsito na Exposição
Cerca de 11.000 pessoas, entre adultos, jovens e crianças já participaram das atividades no estande montado na Exposição de Londrina
A Companhia Municipal de Transito Urbano (CMTU), através dos agentes municipais, está desenvolvendo atividades de educação para o trânsito no estande montado na Exposição de Londrina. O objetivo é conscientizar crianças, adolescentes, jovens e adultos sobre a necessidade de seguir as regras de trânsito de maneira segura.
Atividades como “Semáforo Curioso”, “Jogo da Memória”, “Teatro de Fantoches” estão sendo realizadas todos os dias para atender os públicos infantil, jovens e os adultos. Uma atração à parte é o banco que simula o impacto similar ao de um acidente e reforça a importância do uso do cinto segurança.
De acordo com diretor de Trânsito e Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, no ano passado, as atividades foram desenvolvidas no estande da Prefeitura onde atenderam cerca de 12 mil pessoas. Este ano, com estrutura própria, a expectativa é que o número de atendimentos seja superado. “Existe uma rota montada pela Sociedade Rural que as crianças das escolas e grupos específicos percorrem e o estande da CMTU foi inserido nela, isto facilitou a visibilidade e demonstra a importância que as atividades educativas para o trânsito têm para a Exposição”, declarou.
Segundo Wilson de Jesus, as ações de trânsito da CMTU, em toda a cidade, são desenvolvidas, levando-se em conta dois principais aspectos: o educativo e o de fiscalização. “Quando a abordagem refere-se a jovens e a adultos que já possuem a carteira de habilitação, o processo educativo tem um enfoque que visa à conscientização. Isso porque entende-se que o condutor, que já possui sua CNH, já passou pelo processo de instrução. O que falta é ele ter consciência da necessidade de praticar o que aprendeu. Ele não deve ter uma conduta segura, só quando existe um agente municipal próximo. Ele precisa ter uma condução segura sempre, para a preservação da vida”, afirmou.
Para a supervisora do setor de Educação para o Trânsito, Danielle Pizaia, o trabalho na Expo Londrina é realizado de acordo com a faixa etária. “Cada atividade é condizente com o público que atende. A forma de abordagem para um adolescente é diferente da forma de abordagem para o idoso, por exemplo. Esta é uma oportunidade educativa com o objetivo de dar ênfase na necessidade de condutores e pedestres, sejam adultos jovens ou crianças de se conscientizarem da importância de um trânsito seguro, o que contribui para a redução do número de acidentes”, explicou.
O estande da CMTU está localizado próximo a entrada principal do Parque Governador Ney Braga e funciona das 9h às 20h30.
Fotos: Divulgação