Destaques

Secretaria de Obras inicia operação de fiscalização de marquises

marquises

Prédios da região central serão vistoriados a partir de hoje por oito técnicos; trabalho segue as diretrizes da Lei Municipal 10.229 de 21 de maio de 2007
 
Prédios da região central serão vistoriados a partir de hoje por oito técnicos; trabalho segue as diretrizes da Lei Municipal 10.229 de 21 de maio de 2007A Secretaria de Obras e Pavimentação inicia hoje (16), a partir das 12h, os trabalhos de vistoria de marquises de prédios públicos e privados localizados no centro velho da cidade começando pela rua Sergipe e seguindo para a avenida Paraná, rua Benjamin Constant, Minas Gerais, Mato Grosso e Souza Naves.
 
São oito fiscais de obras que vão analisar a apresentação do parecer técnico com avaliação das condições de uso e manutenção de marquises das edificações. De acordo com o secretário de Obras e Pavimentação, Bruno Morikawa, a Prefeitura eventualmente já realiza o trabalho de notificação conforme determina a lei e agora vai intensificá-lo.
 
“A responsabilidade pela checagem das marquises é do proprietário do imóvel, sendo que nos primeiros cinco anos após a conclusão da edificação está implícita a responsabilidade do engenheiro projetista e do engenheiro executor da obra. Após esse período, a cada dois anos o proprietário do imóvel é obrigado a contratar um engenheiro civil para a checagem da estrutura”, explicou Bruno Morikawa.
 
Os técnicos da Prefeitura vão analisar a existência ou não do parecer técnico das marquises dos prédios e caso o proprietário não tenha o documento, ele será notificado e terá 60 dias para se adequar. Caso o dono do imóvel não o faça, será lavrado o auto de infração, onde a multa varia de mil reais a R$ 10 mil dependendo da gravidade da infração.
 
O secretário de Obras e Pavimentação ainda esclarece que, de acordo com a Lei Municipal 10.229, de 21 de maio de 2007, o Município tem o direito de fiscalizar as condições das marquises em qualquer tempo e não há uma periodicidade específica para tal trabalho. A operação de vistoria das marquises não tem prazo para terminar.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos