Escola Municipal da Vila Brasil recebe projeto de rádio web
Objetivo do projeto é conectar os alunos da rede municipal de educação ao trabalho dos profissionais radiofônicos, discutindo diversos temas importantes

Na manhã desta quinta-feira (26), os alunos do 4º ano da Escola Municipal da Vila Brasil tiveram a oportunidade de participar de uma atividade inovadora e diferente. Eles receberam, na sede da escola, um estúdio móvel de jornalismo radiofônico, onde puderam aprender, na prática, como funciona a produção do jornalismo em rádio.

A iniciativa foi realizada como parte do projeto “Estúdio de Rádio Móvel”, desenvolvido pela AlmA Londrina Rádio Web, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Das 8h às 11h, os 17 estudantes do matutino e vespertino aprenderam mais sobre a produção do conteúdo jornalístico e a importância da pesquisa e da contextualização dos fatos. A ação abordou, ainda, os papéis que cada profissional exerce no dia a dia do radiojornalismo, como a locução, edição, entrevista, produção de vinhetas e jingles, pesquisa e verificação dos conteúdos, entre outras atividades.
Por meio de um jogo, os profissionais de rádio ensinaram, na teoria, o conteúdo que depois foi colocado em prática. Um estúdio móvel de rádio foi montado na sala interativa da escola, contendo microfones e o sistema de som necessário para o trabalho operacional.

Segundo o diretor da unidade escolar, Ricardo Alves Vilela, foi muito interessante ver os alunos empolgados e concentrados criando jingles, fazendo pesquisas e entrevistas, aprendendo mais sobre jornalismo e escolhendo as músicas para serem colocadas no programa. “É o mundo dos profissionais da rádio web, que eles conseguiram transformar em um jogo, onde as crianças estão aprendendo através da brincadeira. Isso agrega muito conhecimento e, quem sabe, pode ajudar a formar futuros jornalistas, publicitários e comunicadores, porque estimula a interação, o trabalho em equipe e aguça a parte da pesquisa”, afirmou Vilela.
Essa foi a primeira vez que a unidade escolar recebeu o projeto da rádio. Dos 156 alunos matriculados na escola, 17 crianças que estão cursando o 4º ano participaram da atividade. O objetivo dos proponentes do projeto é conectar os alunos da rede municipal de educação ao trabalho do profissional radiofônico, discutindo temas como ética, cidadania, cultura popular e a importância da notícia.
A intenção é que o projeto circule por todas as regiões da cidade, em escolas do município e nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Por isso, além dessa oficina, outra já foi realizada no último dia 6, na Casa das Artes, que é mantida pela Escola Londrinense de Circo.