CCI Leste e Oeste recebem oficinas de literatura - Blog Londrina
Cidadão

CCI Leste e Oeste recebem oficinas de literatura

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa das zonas leste e oeste, onde o Londrix irá ministrar as oficinas para os idosos

A partir desta terça-feira (31) e quarta-feira (1º), o Festival Literário de Londrina (Londrix) vai realizar a oficina “Encantamentos Poéticos” para pessoas com 60 anos ou mais. As atividades serão realizadas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa das regiões leste e oeste (CCI Leste e CCI Oeste), respectivamente. Ainda há vagas para os interessados em participar. Para se inscrever, gratuitamente, basta telefonar nos CCIs.

A primeira oficina será no CCI Leste, amanhã (31), das 14h às 15h, na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz. A partir daí, haverá atividades todas as terças-feiras. As pessoas com mais de 60 anos interessadas em participar devem telefonar para (43) 3375-0307.

No CCI Oeste, a oficina será sempre nas quartas-feiras, a começar por esta, no dia 1º de junho. Aqueles que quiserem podem sanar as dúvidas e se inscrever no (43) 3375-0334. O CCI Oeste fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Em ambos CCIs foram abertas 20 vagas.

A intenção é estimular o prazer pela leitura e a memória nos idosos participantes, a fim de levá-los a descobrir ou mesmo reviver o gosto pela literatura. Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, a literatura traz diversos benefícios aos idosos, incluindo o resgate da cidadania e o desenvolvimento de um olhar crítico. “Realizar atividades como essas é uma forma de integrar a pessoa idosa na sociedade, ampliar seus horizontes, seus conhecimentos e até mesmo o vocabulário. Isso é extremamente importante para um envelhecer saudável, ainda mais quando é ministrado por profissionais capacitados e competentes como a doutora Marina Stuchi”, disse Danelon.

Para isso, serão trabalhados a voz, as ações corporais, o ritmo da leitura, as expressões e as intenções através das aulas ministradas por Marina Stuchi, com autores contemporâneos. Stuchi é doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e desenvolve pesquisas sobre os relatos de si no teatro contemporâneo e feminismo. Ela já ganhou os prêmios com o curta-metragem “A Manicure”, como o melhor curta-metragem pela votação do júri popular no Festival Kinoarte de Cinema (2018) e pelo melhor curta-metragem nacional pelo Festival Morce, em 2020.

A ideia das proponentes é fazer um documentário do projeto e uma apresentação com os participantes. As idealizadoras do projeto são Chris Vianna e Áurea Palhano. Vianna explicou de onde surgiu a ideia para essa oficina. “Muitos projetos trabalham atividade físicas para os idosos e quando começamos havia essa lacuna. Com a ação, buscamos através da oficina desenvolver a memória e a sensibilidade através da literatura”, contou.

O projeto “Encantamentos Poéticos” vem sendo desenvolvido desde 2010, quando começou em parceria com o Grupo da Feliz Idade da Farmácia Vale Verde. No ano seguinte, 2011, contou com o apoio da Universidade da Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, ele recebe o patrocínio financeiro do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e tem o apoio da UEL, do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e da Cultura Inglesa de Londrina. Desde seu surgimento até o momento, o projeto apenas foi suspenso em 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal