Cidadão

Secretaria do Idoso orienta Instituições de Longa Permanência em reunião técnica

Como forma de melhor organizar os atendimentos, foram tratados assuntos envolvendo prestação de contas, despesas e prazos, além da rotina interna nas instituições

Nesta terça-feira (31), diretores, gerentes e técnicos da Secretaria Municipal do Idoso estiveram reunidos com representantes e profissionais de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e Organizações da Sociedade Civil (OSC) conveniadas com o Município de Londrina. Nesta edição do encontro, que é realizado periodicamente para aprimorar o fluxo de atendimentos, a finalidade foi orientar as instituições e promover diálogos para tratar de aspectos técnicos, administrativos e operacionais, incluindo prestação de contas, convênios, recursos, serviços e dinâmica interna de atendimentos.

Foto: Divulgação

Mais de 30 pessoas participaram da atividade conduzida no Centro de Convivência do Idoso (CCI) da região oeste. A reunião contou com a presença de funcionários do setor administrativo, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiras do Asilo São Vicente de Paulo; Lar Maria Tereza Vieira; Lar dos Vovôs e das Vovós; Casa do Bom Samaritano; Fundação Tamarozzi; Instituto Não me Esqueças; e Casa de Maria Centro de Apoio a Dependentes.

Na primeira parte da ação, as equipes da Diretoria Administrativa e Gerência de Planejamento e Gestão, da SMI, explanaram o processo de prestação de contas e assuntos administrativos, envolvendo prazos, processos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), lançamentos de despesas, aplicação de recursos e outros.

Já em um segundo momento foi a vez da Diretoria de Defesa dos Direitos da Pessoa e Gerência de Atenção à Pessoa Idosa orientarem as instituições sobre a parte técnica dos atendimentos, tratando dos planos de atendimento individualizado às pessoas idosas, fluxo interno, capacitações e outros assuntos.

Para a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, as informações repassadas e as conversas com as conveniadas servem para organizar a rotina administrativa das instituições que possuem termos de colaboração e fomento junto ao Município. “É muito importante que todas as instituições conveniadas participem dessas atividades, já que a SMI mantém uma relação muito próxima com elas e, por esse motivo, o trabalho desenvolvido em prol da população idosa é de qualidade. Assim, é necessário promover essas orientações, que facilitam a prestação de contas, prezando para que os regramentos, normativas e leis sejam sempre respeitados e os convênios transcorram de forma correta”, afirmou.

Ainda segundo Barbosa, as reuniões são periódicas devido à complexidade dos trabalhos desempenhados pelas ILPIs. “Estas são instituições que atendem idosos com diferentes graus de dependência e características, possuindo equipes multidisciplinares compostas por diferentes profissionais, onde fluxos e protocolos de atendimento sempre precisam ser discutidos. Nas reuniões, os representantes podem tirar todas suas dúvidas e apontar sugestões ”, apontou.

Atualmente, a SMI tem 18 termos de colaboração e parceria com ILPIs e OSCs, o que vem fortalecendo o trabalho da rede de atendimento à pessoa idosa. As reuniões com as ILPis acontecem de forma periódica para o acompanhamento do trabalho prestado à população idosa institucionalizada.

Três ILPIs possuem termo de colaboração, hoje, com a Prefeitura de Londrina: Asilo São Vicente de Paulo, Lar dos Vovôs e das Vovós e Lar Maria Tereza Vieira, totalizando mais de 202 idosos atendidos na modalidade de Longa Permanência. Também há termos firmados nas modalidades de Abrigo Institucional para Pessoas Idosas e também de Casa Dia, junto ao Abrigo Bom Samaritano e Casa Dia Tamarozzi.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos