Lago Norte recebe 7º Abraço pela Paz nesta quarta (8)
Comunidade está convidada para participar das atividades gratuitas que o Compaz e o Londrina Pazeando irão promover com seus parceiros no Lago Norte

Nesta quarta-feira (8), das 8h às 11h, o Lago Norte receberá o 7º Abraço pela Paz, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e celebrado todo dia 5 de junho. Quase mil pessoas devem se reunir no lago, que fica na Avenida Curitiba, no Conjunto Milton Gavetti, zona norte, e toda comunidade está convidada para participar.
Durante a ação, haverá diversas atrações, dentre as quais apresentações de música, dança, leitura de poemas, pipoca e algodão doce para as crianças. O Senac Londrina Norte levará uma equipe para aferir a pressão arterial da comunidade, entregará panfletos, fará uma aula de alongamento para animar os participantes e explicará sobre os serviços disponíveis na região para a população idosa, entre outros.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) montará um brechó de roupas no local. A Secretaria Municipal de Educação (SME) estará presente com os bonecos Vidinha, Kiko e Serena, do Programa Vida. Por meio dos fantoches, as profissionais da educação conversam com as crianças de forma lúdica e criativa, dando vida à rotina escolar e de afazeres das crianças de forma leve e descontraída. A intenção é que eles mostrem tanto aos pequenos quanto aos adultos como podemos ser pessoas melhores, através do diálogo e o trabalho das emoções e sentimentos individuais.
Os servidores da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) farão as covas para o plantio de mudas de árvore. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) estará com as profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte B e da Rede de Serviços Norte B. Haverá explicação sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.
As policiais militares do 30° Batalhão da Polícia Militar ajudarão na orientação aos motoristas e estarão no local. Além dessas entidades, participarão os representantes da Associação de Moradores do Conjunto Milton Gavetti; do Tio Paulão Festas e Eventos; as professoras mediadoras da zona norte; alunos da Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro e da Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas e dos colégios estaduais Monsenhor José Maria Escrivá e Professora Beahir Edna Mendonça, e o Instituto Alicerce.

Segundo o gestor da Organização da Sociedade Civil Londrina Pazeando e diretor do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz), Luís Cláudio Galhardi, mesmo com o tempo nublado, o evento irá ocorrer, uma vez que há apenas 4% de previsibilidade de chuva, no período da tarde. “O 7º Abraço pela Paz está mantido para amanhã, porque a previsão indica baixa probabilidade de chuva à tarde e com pouca precipitação, o que não impede a realização do evento, que acontece de manhã. Então, convidamos a comunidade para participar e vir conferir as atrações que organizamos”, convidou Galhardi.
O Abraço pela Paz é um evento tradicional na cidade e celebra a cultura de paz, em harmonia com o meio ambiente. Por isso, neste ano a iniciativa segue a temática da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), para os anos de 2015 a 2032. Os ODS visam desenvolver um mundo melhor para todos, focando em ações em prol da saúde e bem-estar das pessoas, de uma educação de qualidade, da igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução das desigualdades, entre outros.
Outras ações do Compaz – Pensando em estimular um mundo de paz, mais justo e igualitário, o Compaz e a Organização da Sociedade Civil Londrina Pazeando vêm desenvolvendo uma série de ações. Entre elas, em abril deste ano, o Núcleo de Estudos para a Paz (NEP) realizou uma pesquisa no Calçadão de Londrina, com os lojistas, empreendedores e empresários para saber como eles estão aplicando os ODS da ONU em suas organizações. A intenção foi mapear a cidade e, agora, os dados estão sendo analisados (leia mais aqui).
Além disso, até o dia 30 de maio, estavam abertas as inscrições para a 20ª edição do livro Londrina Pazeando, produzido pelo Compaz, cujo regulamento está disponível aqui.