Cidadão

Conferência da Mulher discute políticas e elege novas conselheiras municipais

Posse das eleitas e a primeira reunião será no dia 21 de junho, na sala dos conselhos da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) realizaram, no último sábado (11), a X Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, no auditório da Prefeitura de Londrina. Na próxima terça-feira (21), das 16h às 18h, será promovida a primeira reunião com as novas conselheiras e a posse oficial das eleitas, na sala dos conselhos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que fica na Rua Bambuzal, no campus universitário. A reitora da UEL, Marta Favaro, deve estar presente na solenidade junto à secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, e o prefeito Marcelo Belinati.

Foto: SMPM/Divulgação

Durante a conferência municipal, foram eleitas as pessoas que vão representar as entidades da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), durante os anos de 2022 a 2026. De todas as vagas disponíveis, apenas seis não foram preenchidas. Destas, duas são para o movimento de mulheres, uma é para representante do movimento estudantil, uma do movimento LGBT, outra para indígena e a outra para pessoas com deficiência. Para preenchê-las, deve ser realizada uma eleição complementar em breve. 

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, a conferência municipal foi muito produtiva e positiva, pois foi possível realizar uma avaliação das políticas públicas que estão sendo realizadas na cidade. “Recebemos um feedback bastante positivo das entidades e das autoridades que estavam presentes. Todos reconheceram o trabalho que o Município de Londrina vem desenvolvendo para a garantia dos direitos das mulheres, nas mais diversas áreas. Inclusive, muitas pessoas que antes não se sentiam incluídas, hoje estão representadas no conselho municipal, o que é muito gratificante para nós”, disse.

A assessora da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Rosângela Teruel, que também participou da conferência, lembrou que apesar dos desafios impostos pela pandemia, o CMDM avaliou que houve avanços na política para as mulheres. Teruel ressaltou, ainda, que os serviços se organizaram para garantir o atendimento integral e humanizado às mulheres, especialmente no que diz respeito ao enfrentamento à violência doméstica e familiar, que aumentou nesse período.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista, é de extrema importância para a sociedade civil ter um conselho ativo e que represente a diversidade existente na cidade. Isso porque o órgão é um espaço de troca de ideias, reuniões e debates que posteriormente se tornam programas, ações e projetos que envolvem o cotidiano das pessoas. “É na conferência que a gente tem a oportunidade de discutir as políticas públicas, eleger os novos representantes do conselho e fazer o controle social. Nós, do conselho, temos uma boa relação com a Secretaria da Mulher e também com as entidades, e por isso vimos na conferência um reconhecimento dos trabalhos que estão sendo feitos em Londrina”, contou.

O relatório final da conferência, na íntegra, estará disponível na página do CMDM até o final junho. Estiveram presentes na conferência, as vereadoras municipais Sônia Gimenez, Lenir de Assis e Flávia Cabral.

Nova composição do conselho – A nomeação da nova gestão será feita por decreto municipal, quando serão empossadas as novas conselheiras municipais. O ato deve ser realizado na próxima terça-feira, no local a definir. Abaixo estão as eleitas.

  • Organizações Comunitárias Femininas, Movimentos de Mulheres e Movimentos Feministas

Titular: Antônia Francisca de Araújo – Associação de Entidades de Mulheres do Paraná – ASSEMPA

Suplente: Adriana Elisa Barreiro da Silva – Associação de Entidades de Mulheres do Paraná – ASSEMPA

Titular: Pushpamary Susaiappan – Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes

Suplente: Alice Rumi Fukunaga – Casa de Apoio Madre Maria Gertrudes

Titular: Sueli Galhardi – Associação Mulheres EIG – Evangélicas por Igualdade de Gênero

Suplente: Larissa Ferraz de Barros – Associação Mulheres EIG – Evangélicas por Igualdade de Gênero

Titular: Simone Estela Lopes de Arruda – Associação Nós do Poder Rosa

Suplente: Jeanete Vargas Azevedo – Associação Nós do Poder Rosa

Titular: Poliana Aparecida dos Santos – Rede Feminista de Saúde – Regional Paraná

Suplente: Ana Carolina Arruda Franzon – Rede Feminista de Saúde – Regional Paraná

  • Associações ou Conselhos Profissionais

Titular: Jaqueline Alves Amendola Heinzl – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Londrina

Suplente: Regina Aparecida Simões Cabral – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Londrina

  • Organizações do Movimento de Mulheres Negras

Titular: Sandra Mara Aguillera – Instituto Coletivo Black Divas

Suplente: Regiane Oliveira Machado – Instituto Coletivo Black Divas

  • Organizações de Mulheres do Campo

Titular: Meire Aparecida Padun Domingues – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Londrina

Suplente: Claudecir Aparecida da Silva – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Londrina

  • Sindicatos de Trabalhadores com Base Territorial no Município

Titular: Suely Marlene Teodoro Rodrigues – Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina

Suplente: Vago

  • Entidades de Ensino Superior, Pública ou Privada

Titular: Marselle Nobre de Carvalho – Universidade Estadual de Londrina

Suplente: Martha Celia Ramirez Galvez – Universidade Estadual de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos