Destaques

Prefeito assina contrato para reforma do Terminal Central

Prefeito assina contrato para reforma do Terminal Central

A empresa Virtplan Construções Civis Ltda promoverá reforma, pintura e melhorias em acessibilidade no espaço onde circulam, em média, 120 mil pessoas por dia

O prefeito Barbosa Neto assinou hoje (17) o contrato com a empresa Virtplan Construções Civis Ltda, vencedora da licitação para a reforma do Terminal Urbano de Transporte Coletivo, localizado na avenida São Paulo, 10. Segundo dados da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), cerca de 120 mil pessoas, que passam diariamente no local, serão beneficiadas.

Com recursos do próprio município, serão investidos R$ 638.500,70 na obra que contempla a pintura do espaço, adequações para acessibilidade, reforma no telhado do bloco central e em todos os sanitários, além da recuperação estrutural, devido algumas infiltrações decorrentes do tempo.

Seguindo as normas regulamentadoras constantes na Lei de Acessibilidade n. 5.296/2004, o terminal também ganhará sinalização tátil em todos os corredores e plataformas, sinalização visual em escadas para prevenção de possíveis acidentes, adaptação dos banheiros para crianças e pisos antiderrapantes em rampas.
reforma.terminalV2
Para o prefeito, a reforma no terminal urbano vem contribuir para a mudança na região central da cidade. “Com a reforma do terminal urbano, teremos praticamente um novo centro na cidade que conta, hoje, com o calçadão e a rua Sergipe reestruturados, recape asfáltico, revitalização da região e com a presença da Guarda Municipal que aumentou a segurança na região central”, disse Barbosa Neto.     

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Bruno Morikawa, a reforma oferecerá mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo.  “De uma maneira geral, vamos proporcionar condições mais adequadas, até porque a última grande reforma no Terminal aconteceu há 20 anos. É mais uma iniciativa da administração do prefeito Barbosa Neto”, disse.

O diretor de Trânsito e Transportes da CMTU, Wilson de Jesus, explicou que as maiores mudanças no terminal estão relacionadas às plataformas, reformadas pela última vez, em 1993, e que, na época, não contavam com o auxílio da Lei de Acessibilidade que dá diretrizes e prioriza o atendimento às pessoas com  deficiência ou com mobilidade reduzida.

O diretor de Trânsito e Transportes afirmou ainda que, durante a reforma, o prédio do terminal não será fechado, como já aconteceu em outras reformas. “Provavelmente, vamos juntar duas linhas de ônibus em um único ponto, mas tudo será feito, passando informação à população. Todos os fiscais de transporte, que ficam no terminal, já estão preparados e devidamente uniformizados. Pedimos um pouco de paciência à população, porque a reforma é para dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo”, comentou.   

Após assinatura da ordem de serviço, a empresa Virtplan Construções Civis Ltda, responsável pela obra, terá 120 dias para concluir a reforma.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos