Prefeitura de Londrina aperfeiçoa Serviço para Pessoas com Deficiência e Famílias
O Programa de Proteção Social para Pessoas com Deficiência é pioneiro na cidade e realiza atendimento domiciliar de forma descentralizada
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, entregou hoje (17), durante a coletiva semanal, quatro veículos novos para Secretaria Municipal de Assistência Social, que serão utilizados no aperfeiçoamento do Serviço de Proteção Social Especial para Pessoa com Deficiência e suas Famílias, que é realizado, por meio de convênio, pela Associação dos Deficientes Físicos de Londrina (ADEFIL).
O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoa com Deficiência e suas Famílias é realizado com 12 profissionais, sendo seis assistentes sociais e seis psicólogas, atendendo em toda região urbana e rural. O atendimento é feito em domicílio, onde os usuários não precisam ir até uma sede específica para receber o atendimento, por isso, é chamado de descentralizado.
Os carros são Celta LS 1.0, quatro portas, motor flex e cor branca. Cada automóvel custou R$ 27.484,00, sendo que, ao todo, foram investidos R$ 109.936,00. Os recursos financeiros são provenientes de convênio firmado entre o governo municipal e o governo federal, em que o Município mantém a prestação dos serviços e a manutenção dos veículos e o governo federal adquiriu os carros.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, este serviço de proteção social é pioneiro na cidade e realiza atendimentos domiciliares de maneira descentralizada. “O serviço tem a finalidade de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida. Hoje, 480 famílias com deficiência são atendidas pelos serviços, além dos cuidadores e familiares. É, realmente, um programa inédito em Londrina que está em funcionamento desde 2009”, explicou a secretária.
O objetivo do Serviço de Proteção Especial, criado em 2009, é ofertar um atendimento especializado para as famílias com pessoas com deficiência que têm algum grau de dependência e que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos. O programa recebeu quatro veículos novos para realizar o atendimento às famílias.
Com a entrega dos veículos, o trabalho de seis assistentes sociais e seis psicólogas poderá ser feito com mais agilidade, pois, até o momento, o programa não contava com automóveis próprios e dependia da disponibilidade dos carros da Secretaria de Assistência Social, segundo Jacqueline Micali.
Durante a solenidade, o prefeito falou a respeito das obras e ações que vêm sendo desenvolvidas, na área de Assistência Social, e disse que o objetivo central da municipalização dos serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), da contratação de funcionários, por meio de concurso público, e investimentos em reformas e ampliações dos prédios públicos, que atendem programas como o “Viva Vida”, é melhorar a qualidade de vida dos londrinenses e o atendimento à população.
“Com as ações que estão sendo realizadas e com todas as obras seguindo a lei de acessibilidade, estamos melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e respeitando as necessidades das pessoas com deficiência física, idosos, gestantes e criança”, afirmou Barbosa Neto.
Fotos: Vivian Honorato