Cidadão

“Quem Conta um Conto aumenta um Ponto” no Zaqueu de Melo

Espetáculo, com patrocínio do Promic, evoca memórias do meio rural e foi escrito com base em dois contos/causos do livro “Da Cor da Terra” de Moacyr Medri

Estreia, neste sábado (19), às 20h30, no Teatro Zaqueu de Melo a peça “Quem Conta um Conto aumenta um Ponto”, do grupo “Da cor da terra”.  O espetáculo, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo á Cultura (PROMIC), evoca memórias do meio rural e  foi escrita com base em dois contos/causos do livro homônimo “Da Cor da Terra” de Moacyr Medri, que também assina como coautor do texto, junto com Cláudio Muller, que também faz a direção.
 
Integram o elenco, os atores Alex Martins, Aurélio Pereira, Emerson Vila, Marcos Alves e Ronilson Rony, além dos músicos Alerson Donioli e Jaime dos Santos.

 De acordo com um dos autores, Cláudio Müller, o objetivo maior da peça é o de retratar aspectos do cotidiano da vida e da lida rural dos primeiros que chegaram ao Norte do Paraná. “Era uma época em que os adultos ainda mantinham muito dos costumes dos seus ascendentes, mas, com visão no futuro, almejavam que seus jovens procurassem horizontes novos, muito além do meio rural; da roça propriamente dita”, destacou.

Cláudio Müller informou ainda que, sendo a temática da peça originalmente rural, optou-se pela utilização das modas de viola, cantadas e ouvidas naquela época, para entremear e ilustrar os usos e costumes do período sobre o qual o livro de contos foi escrito. “Fizemos uma pesquisa das 10 músicas sertanejas mais populares da época. É um trabalho de resgate da memória musical do país. Também, foram incluídos os”caipiras contemporâneos” para constatar que as heranças rurais estão impregnadas nos urbanos do Norte do Paraná”, ressaltou.

A peça será reapresentada no domingo (20) às 20h30. Os ingressos custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia). A bilheteria estará aberta às 19:00 horas. O Teatro Zaqueu de Melo fica na Avenida Rio de Janeiro, 430.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos