Secretaria da Mulher oferece oficina de dança para mulheres
Interessadas podem se inscrever pelo (43) 99945-0056; é preciso ter 18 anos ou mais para participar

O Centro de Oficinas para Mulheres (COM) da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está com as inscrições abertas para o workshop “A Dança Feminina como Consciência Corporal”, que acontecerá no dia 4 de julho, às 14h, na sede da secretaria, localizada na Rua Valparaíso, 189, esquina com a Avenida Higienópolis. As mulheres interessadas em participar devem se inscrever pelo (43) 99945-0056, pois as vagas são limitadas.
A ministrante da atividade é a professora Paula Nur, que é formada em Educação Artística com pós-graduação em dança. A iniciativa é destinadas às mulheres com 18 anos ou mais que pretendem entender um pouco mais da dança do ventre e que têm vontade de praticar uma atividade física. Isso porque, além desse workshop, a professora Paula Nur vai ministrar aulas semanais de dança do ventre em agosto. As atividades deverão acontecer durante todo o segundo semestre deste ano e serão gratuitas.
A ideia é que as participantes entendam sobre a importância da prática da atividade física e consigam melhorar a postura, assim como desenvolver bem-estar físico e emocional ao praticarem a dança. “Longe de ser algo erotizado, a dança do ventre sofreu muito preconceito ao longo da história, mas ela tem um foco muito importante, que é a consciência corporal da mulher e de seus movimentos, além de ser uma atividade física que proporciona tanto saúde emocional quanto física”, explicou a diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo.
Além desses benefícios, a dança do ventre ajuda a melhorar a flexibilidade do corporal e a postura, amenizando as dores na coluna, por exemplo, assim como contribui para a queima de gordura corporal, ajuda a fortalecer os músculos, melhora a autoestima e minimiza os efeitos da TPM e da chegada da menopausa.
Nesse workshop, serão ofertadas 20 vagas pensando em despertar o interesse das participantes e desmitificar a dança do ventre. A ministrante da atividade, Paula Nur, já ofereceu outras oficinas de dança do ventre voluntariamente, antes da pandemia. Porém, com a chegada do Coronavírus e a necessidade do isolamento social, foi preciso suspender as atividades que, agora, estão retornando presencialmente. “É com muita alegria que retornamos as atividades presencias no COM e que convidamos as mulheres para participar desse workshop. A dança do ventre traz diversos benefícios para a saúde da mulher e é uma atividade bem completa, que pode ser uma alternativa para quem quer fugir da academia e, ainda, se divertir aprendendo algo novo”, completou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes.