Encontro de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial encerra nesta quarta (29)
Primeiro dia do evento reuniu autoridades, pesquisadores, estudantes e empresários; iniciativa tem apoio e participação da Prefeitura

Começou em Londrina, na manhã desta terça-feira (28), o 1o Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial. Organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), junto com o Instituto Federal do
Paraná (IFPR) Campus Londrina, Sebrae-PR, Fundação Araucária e Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia do encontro reuniu vários estudantes e empresários no auditório do Sincoval.
O evento prossegue nesta quarta-feira (29), a partir das 9h. O auditório do Sincoval fica localizado na Rua Governador Parigot de Souza, 220, Jardim Petrópolis. A Prefeitura de Londrina apoia o Encontro, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel).
Na abertura oficial, participaram o diretor de Governança do Setor Espacial da Agência Espacial Brasileira (AEB), Cristiano Augusto Trein; o diretor-geral do IFPR Campus Londrina, Marcelo Lupion Poleti; o diretor-presidente do Simepar, Eduardo Alvim Leite; o ex-deputado federal, Alex Canziani; e a gestora de Projetos e consultora do Sebrae-PR, Alessandra de Almeida.

Representando o prefeito Marcelo Belinati, esteve o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira; que também encerrou a agenda desta terça-feira (28) com palestra sobre o Ecossistema de Inovação de Londrina. As palestras desta terça-feira (28) discutiram os panoramas mundiais e brasileiros de Tecnologias Espaciais; Inteligência Artificial, desenvolvimento de Apps para o setor espacial, banco de dados e o mercado de programação; o cenário da tecnologia de nanossatélites no Brasil; as demandas, produtos
e serviços de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental.
Dentro do rol de tecnologias espaciais, os especialistas também abordaram Floripasat, Constelação Catarina, Internet das Coisas, Conectividade Lora e GOES satélites (Geostationary Operational Environmental Satellite).
Para o diretor de Governança do Setor Espacial da AEB, Cristiano Augusto Trein, o primeiro dia do Encontro mostrou que ainda há muito o que debater e semear, porém o solo londrinense é fértil, com oportunidades para novos negócios e ideias inovadoras no Setor Espacial. “Discutimos, seriamente, e com base em situações reais, como incorporar o mercado espacial no DNA londrinense. Vimos a estrutura do Setor Espacial Brasileiro, oportunidades de negócios, demandas da sociedade, tipos de dados espaciais, tecnologias espaciais, nanossatélites, desenvolvimento de aplicações e, principalmente, as grandes capacidades que temos na região para explorar tudo isso em prol do nosso País”, comentou.

O diretor-geral do IFPR Campus Londrina, Marcelo Lupion Poleti, avaliou que, além de muito conteúdo e descobertas, as conexões com empresas, instituições e pesquisadores foram um dos pontos forte desse primeiro dia do Encontro Paranaense. “Os participantes estão entendendo que o trabalho da Agência Espacial Brasileira vai para além de desenvolver e lançar satélites. Nossa expectativa é ter um panorama das oportunidades de mercado no setor espacial para contribuir com a formatação do curso inovador que será
ofertado pelo IFPR, além de contribuir com a disseminação da cultura empreendedora no setor espacial”, destacou.
O diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Roberto Moreira, apontou em sua apresentação vários dados que corroboram o Ecossistema de Inovação de Londrina como um dos mais sólidos no país. Ele abordou alguns dos ativos locais, e como o poder público, especialmente a Prefeitura, trabalham com esse setor. “Aproximadamente 10% do PIB da cidade advém do setor de Tecnologia da Informação. Londrina tem mais de 250 startups, um hub de inteligência artificial, e na Rua Sergipe foi implementado o projeto de Rua Inteligente. Na Prefeitura, contamos com um Sandbox, que é nosso Edital de Soluções Inovadoras, entre outras ações. Essas e outras iniciativas do ecossistema, bem como indicadores, tangibilizam o nosso trabalho”, afirmou.

A programação do segundo e último dia do Encontro Paranaense de Empreendedorismo e Inovação no Setor Espacial traz palestras sobre Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação; Cidades Inteligentes e aplicações espaciais; Uso de infraestrutura espacial no Agro; Empreendedorismo no Setor Espacial; Verticalização do Ensino Superior e Formação de Pesquisadores no Paraná; e Apoio à captação de recursos financeiros. A agenda completa está disponível no site oficial do evento – www.even3.com.br/encontropeise2022/.