Livro sobre a Avenida Duque de Caxias é lançado no Museu Histórico, neste sábado (2)
Projeto patrocinado pelo Promic resultou no e-book gratuito "Avenida Duque de Caxias: o patrimônio histórico entre permanências e transformações"

O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss convida a população de Londrina e região para participar do lançamento oficial do livro digital (e-book) “Avenida Duque de Caxias: o patrimônio histórico entre permanências e transformações”. O evento será realizado neste sábado (2), das 10h às 12h, e o museu fica localizado na Rua Benjamin Constant, 900.
O lançamento do e-book terá apresentação da diretora do Museu Histórico, Edméia Ribeiro, e abertura de Eloisa Rodrigues. O evento ainda conta com um bate papo, em forma de mesa redonda que será mediada por Elisa Zanon e Priscila Henning. Participam o professor doutor José Miguel Arias Neto e a professora doutora Ana Cleide Chiarotti Cesário.
O livro digital lançado neste sábado (2) será o último produto de projeto iniciado em 2021, e que entregou o Inventário Arquitetônico Urbano e Paisagístico e Roteiro Histórico-Cultural sobre a Avenida Duque de Caxias. Esses materiais estão disponíveis na Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Museu Histórico de Londrina Carlos Weiss e na unidade do Sesc Cadeião Cultural.
Segundo a diretora de Patrimônio Histórico Artístico – Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Solange Batigliana, o projeto envolveu um levantamento dos imóveis que revelam a riqueza na memória. “Ali se observa um conjunto arquitetônico na qual você tinha o comércio no lote e na frente das casas, com as pessoas residindo ali. Isso constituiu um modo de vida e, com o passar do tempo, percebemos que a cidade foi se transformando e a avenida também”, citou.
O levantamento para o livro se limitou a retratar o trecho de 20 quarteirões composto por 119 lotes entre as ruas Benjamin Constant e Avenida Juscelino Kubitschek. De acordo com uma das coordenadora do projeto, Eloísa Ribeiro Rodrigues, o livro traz um compilado com o resultado geral. “Entendemos que esse projeto é de extrema importância para a cidade como um arquivo de documentação, divulgação e preservação da memória e história urbana arquitetônica”, destacou.
A Avenida Duque de Caxias é uma das vias que atravessa Londrina de norte a sul, para além de uma rua comercial. Em seu trajeto, as pessoas podem contemplar paisagens totalmente diferentes em pouco mais de seus cinco quilômetros, pois ali se destacam as residências, antigos edifícios comerciais, galpões, escolas, supermercados e um diversificado comércio.
A “Duque”, como é popularmente conhecida, passa ainda por córregos, vales e algumas das mais antigas construções da cidade. A maior parte de seu percurso consta desde o primeiro plano de construção da cidade de Londrina, datado de 1932, e a avenida também se destaca como a primeira rua comercial da cidade.
Segundo a diretora do Museu Histórico de Londrina, Edméia Aparecida Ribeiro, é uma alegria receber um evento que trata de patrimônio histórico. “Apoiamos o projeto desde o início, somos parceiros tanto com o selo editorial como nas fotografias e na pesquisa, que foi realizada em nosso acervo. Nada melhor que receber uma atividade de memória em um Museu que é um lugar de memória e patrimônio”, relatou.
Quem desejar conferir o e-book, pode acessar e baixar o documento através deste link, gratuitamente. O projeto Inventário Arquitetônico contou com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Para Imprensa: Outras informações podem ser obtidas com o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, pelo telefone (43) 3323-0082.
Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.