Secretaria de Educação inicia processo para escolha dos novos gestores escolares
Todas as 88 escolas municipais e 33 CMEIs participam da seletiva que irá definir os diretores e coordenadores pedagógicos para o período de 2023 a 2026

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou o processo de escolha de diretores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares. O certame será aplicado nas 88 escolas municipais e nos 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina, e encerra com a homologação e posse dos novos diretores e coordenadores em janeiro de 2023, para início da gestão com duração de quatro anos. Todo o processo foi regulamentado pelo decreto n° 725, publicado na página da SME no Portal da Prefeitura.
Para pleitear uma dessas funções, os critérios exigidos são: ser um professor efetivo da rede municipal de Educação e comprovar, no mínimo, quatro anos de docência na rede. Para não ser desclassificado do processo, será exigida a apresentação dos documentos obrigatórios, participação em todas as fases e atingir notas mínimas no Plano de Trabalho e arguição.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, frisou que Londrina, mais uma vez, se destaca no cenário nacional para a escolha de gestores escolares. “Estamos dentro das mais novas legislações e regras sobre escolha dos diretores. Atendemos a meta 19 do novo Plano Nacional de Educação, que prevê uma ampliação da gestão democrática, do critério técnico e da consulta à comunidade. E a nova legislação do Fundeb, em que os municípios têm uma série de condições a atender para receber recursos. Então, mais uma vez, Londrina dá um passo à frente da educação no país e se torna referência
O processo de seleção será composto por diversas etapas, dentro de três fases. A primeira fase inicia em 18 de julho, com o envio de documentos pelos professores interessados em concorrer às funções de diretor, diretor auxiliar ou coordenador. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail novaequipegestora@gmail.com, e a lista de arquivos pode ser conferida no decreto n° 725. Os e-mails serão recebidos até às 23h59 do dia 31 de julho.

E nesta semana, foram abertas as inscrições para o curso “Gestão Escolar: princípios e práticas para o exercício das funções de diretor e coordenador”. Disponível na plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina, este curso é ofertado pela Escola de Gestores da SME a todos os profissionais da rede; no entanto, a participação será obrigatória aos candidatos que ingressarem no processo de seleção.
As inscrições para o curso de Gestão Escolar podem ser feitas até o dia 4 de agosto, com turmas distintas para Diretor e Coordenador. A carga horária total é de 20 horas, e haverá emissão de certificado. O conteúdo será liberado no dia 11 de julho, e permanecerá disponível até o dia 31 de agosto. O link para acesso ao curso pode ser acessado aqui, com o caminho: Educação – Geral – Cursos – 2022.
De acordo com a diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariângela Bianchini, as funções de diretor e coordenador serão disputadas em todas as unidades escolares da rede municipal. Já a função de diretor auxiliar estará disponível somente em unidades com mais de 500 alunos matriculados, ou que atuem em três turnos.
Bianchini adiantou que, após as inscrições para o Curso de Gestão Escolar e envio dos documentos pessoais, de escolaridade e demais certidões, os professores devem elaborar um Plano de Trabalho, que será avaliado por uma comissão. “Eles também irão participar de arguição, com uma banca examinadora. E na sequência, vem uma etapa que é obrigatória, porém não tem fins de classificação nem de eliminação, que é responder um questionário denominado ‘Mapeamento de Competências para Liderança’”, afirmou.
O questionário será aplicado on-line, e desenvolvido por uma instituição parceria da SME. Todos receberão individualmente sua devolutiva, sem que o resultado influencie no processo de seleção dos novos gestores escolares. “O intuito desse Mapeamento é apontar ao professor quais suas potencialidades e fragilidades, de forma a auxiliar no seu desenvolvimento pessoal”, explicou a diretora Pedagógica da SME.
A última fase do processo de seleção será a escolha em votação, quando participa também a comunidade escolar. Os diretores e diretores auxiliares serão votados por pais, alunos maiores de 16 anos, professores e funcionários. Já os coordenadores pedagógicos são selecionados em votação que envolve apenas os professores e funcionários. A previsão é que esta escolha seja realizada em dezembro.