Cidadão

Campanha de Vacinação Contra Poliomielite começa neste sábado

A campanha nacional seguirá até a primeira semana do mês de julho; a meta é vacinar 32.721 mil crianças de zero a quatro anos

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, abre neste sábado (16) a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite. A solenidade será às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Patrimônio Regina, localizada na rodovia Mábio Gonçalves Palhano, 355, região sul da cidade.

Ao todo, serão 144 postos de vacinação incluindo tanto as 40 UBS urbanas quanto as 13 da zona rural. Os postos volantes, que estarão distribuídos nos supermercados, terminais de ônibus urbano, farmácias e escolas também fazem a vacinação no sábado. Todas as UBS estarão abertas das 8h às 17h para realizar a imunização. Além dos profissionais da Secretaria de Saúde, o primeiro dia da Campanha conta com a participação de voluntários do Tiro de Guerra, além de clubes de serviço.

A campanha encerra no dia 6 de julho e tem como público alvo crianças de zero a quatro anos. A meta é vacinar 32.721 mil crianças. Além disso, haverá a possibilidade de atualização da carteira de vacina com as outras vacinas do calendário.

De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, é necessário realizar campanhas de imunização contra a poliomielite, pois é uma doença infantil séria, que pode causar sequelas graves e até levar a morte. “O Brasil está livre do poliovírus, mas considerando que ainda há risco de reintrodução através de outros países endêmicos há necessidade de tomar a vacina”.

A partir deste ano, o Brasil realizará uma única etapa da campanha e também introduzirá a vacina inativada poliomielite (VIP) no calendário de vacinação da criança, com esquema sequencial e com a vacina oral poliomielite (VOP).

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite é realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DEVEP), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), juntamente com as secretarias estaduais e municipais de saúde.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos