Defesa Social promove capacitação para guardas municipais e socorristas do SAMU
Curso abordou atendimento pré-hospitalar em combate; instrução foi ministrada no Tiro de Guerra e teve 16 horas, divididas em teoria e prática

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), promoveu um curso de atendimento pré-hospitalar (APH) em combate para guardas municipais e socorristas do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU). A instrução aconteceu no Tiro de Guerra entre os dias 30 de junho e 1 de julho, e teve duração de 16 horas.

Durante o curso, foram ministradas técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar de Combate baseadas no protocolo M.A.R.C.-1, que foi desenvolvido pelo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE), unidade da Polícia Civil do Paraná. Todos os métodos estão em consonância com os protocolos utilizados pelas forças de segurança e exércitos de diversos países.
O protocolo M.A.R.C.-1 aborda técnicas de controle de hemorragia, manutenção das vias aéreas, manutenção de respiração e prevenção de hipotermia. Com essas informações, os profissionais poderão realizar com segurança a primeira intervenção em caso de confronto armado ou acidentes que venham a vitimar algum agente ou terceiros, garantindo a primeira assistência fora do ambiente hospitalar.
O conhecimento foi repassado pelo policial civil e instrutor membro do Comitê Brasileiro de APH em Combate, Edson Moreira da Silva Junior. “Nós trabalhamos com a disseminação do conhecimento para os membros das forças de segurança e salvamento, e temos tido bastante resultado positivo. Uma intervenção rápida e precisa pode salvar a vida de um companheiro”, frisou.