Campanha contra pólio vacinou mais de 15 mil crianças
Campanha de Vacinação Contra Poliomielite começou no sábado e segue vacinando crianças até cinco anos até o próximo dia 6
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu no último sábado (16), a Campanha da Vacinação Contra a Poliomielite. Durante o sábado, 144 postos de vacinação incluindo tanto as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas quanto às 13 da zona rural, ficaram abertas para realizar a imunização.
A campanha também se estendeu aos postos volantes, que estavam distribuídos nos supermercados, terminais de ônibus urbano, farmácias e escolas. Além de envolver os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde a campanha contou com voluntários do Tiro de Guerra e clubes de serviço que trabalharam em toda a cidade.
De acordo com a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira, foram vacinadas 15.462 crianças. A campanha continua e é importante que todas as crianças tomem a vacina contra a poliomielite, pois é uma doença infantil séria, que pode causar sequelas graves e até levar a morte. “Todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade estão atendendo em horário normal, das 7h às 19h e realizam a imunização,” lembrou Caldeira.
A partir deste ano, o Brasil realiza uma única etapa da campanha e também introduz a vacina inativa poliomielite (VIP) no calendário de vacinação da criança, com esquema sequencial e com a vacina oral poliomielite (VOP). “Há possibilidade de colocarem as vacinas do calendário em dia”, disse Caldeira.
O Brasil está livre do poliovírus desde 1990, mas ainda há risco de reintrodução por importação de casos provenientes de países endêmicos ou pela ocorrência de surtos devido a circulação do poliovírus derivado vacinal (PVDV) em áreas de baixas coberturas com a vacina oral poliomielite (VOP).
A campanha segue até sexta-feira (6) e vacina crianças de zero até cinco anos. A meta é vacinar 32.721 mil crianças. Lembrando que a próxima edição será apenas no ano que vem, uma vez que, a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite passou a ser anual.
Abertura
O prefeito Barbosa Neto participou da abertura da campanha de vacinação contra a poliomielite no último sábado (16), no Patrimônio Regina. Acompanharam o prefeito, o secretário de Saúde, Edson Antonio de Souza e a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sandra Regina Caldeira.
Barbosa falou da importância da campanha de vacinação e lembrou que a unidade de saúde do Patrimônio Regina foi inaugurada no ano passado. “É uma estrutura sete vezes maior do posto de saúde antigo do Patrimônio, que tinha 40 metros quadrados”, afirmou.
A unidade de saúde recebeu o nome de Graciosa Dal-Bó Bianchi, pioneira do Patrimônio Regina, que empresta seu nome ao novo posto. A unidade conta com 300 m², três consultórios, recepção, sala de odontologia, sala de enfermagem, sanitário para funcionários e pacientes, sala de vacina e dispensário de medicamentos. A área de abrangência é de aproximadamente quatro mil habitantes atendendo os Patrimônios Regina e Espírito Santo, Gleba Cafezal, Viação Velha e Chácara Meleiro. Os investimentos foram na ordem de R$ 531.039,51, sendo que R$ 216.302,00 vieram do Ministério da Saúde.
Fotos: José Otávio