Londrina estreita relações de irmandade com cidade portuguesa de Guimarães
Em junho, a cidade lusitana celebrou a fundação de Portugal, com participação do secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves
O prefeito Marcelo Belinati recebeu em seu gabinete, na tarde de segunda-feira (18), o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, que o representou na cidade portuguesa de Guimarães, cidade irmã de Londrina. Entre os dias 23 e 27 de junho, Guimarães celebrou a Batalha de São Mamede, marco da fundação do reino de Portugal, e o secretário municipal de Governo participou como representante de Londrina. As comemorações também abordaram o aniversário da irmandade entre Londrina e Guimarães, oficializado em 1985.
Em Guimarães, que é considerada berço da nacionalidade portuguesa, Esteves foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança. Ocupante do cargo equivalente ao de prefeito, Bragança presenteou o prefeito Marcelo Belinati, com uma camisa autografada do Vitória Sport Clube, clube da cidade lusitana.
No brasão do clube, está a figura do primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques; e a camisa foi entregue ao prefeito de Londrina pelo secretário de Governo, nesta segunda-feira (18). “Bragança também enviou uma mensagem ao prefeito Marcelo Belinati, em que se compromete a visitar Londrina e deixou um convite para que este também vá a Guimarães. Seu objetivo é aprofundar os laços e as relações, especialmente as econômicas, entre as duas cidades”, explicou Esteves.
O secretário municipal de Governo também teve a oportunidade de se reunir com o ministro da Administração Interna de Portugal, José Luís Carneiro; a vice-presidente do Executivo, Adelina Paula Mendes Pinto, e demais secretários e autoridades locais. “Nesses encontros foi possível estabelecer contatos para darmos prosseguimento aqui, nas mais diversas áreas, como educação e cultura. O nosso papel, enquanto Secretaria Municipal de Governo, é fazer essa ponte para internacionalizar Londrina cada vez mais. Para isso, estamos retomando e recuperando as atividades com nossas cidades irmãs, o que é muito importante”, ressaltou.
Além de Guimarães, também possuem acordo de irmandade com Londrina as cidades de Nishinomiya e Nago (Japão); Leon (Nicarágua); Concepción (Paraguai); Toledo (Estados Unidos); Modena (Itália); Zhenjiang e Heyuan (China); e Bilbao (Espanha). E, desde agosto de 2021, Foz do Iguaçu (Brasil).