Roda de conversa no CRAS Centro A esclarece sobre violência doméstica
No encontro desta quinta (21), a advogada do CAM abordará os cinco tipos de violência doméstica: física, psicológica, patrimonial, moral e sexual

Com o objetivo de orientar a comunidade atendida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) convidou 60 mulheres, chefes de família, para participar de uma roda de conversa sobre violência contra a mulher. O encontro será realizado na quinta-feira (21), às 14h, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro A, que fica na Rua Ermelindo Leão, 270, Parque das Águias.
Entre os temas que serão abordados, está o combate ao feminicídio e esclarecimento de dúvidas sobre pensão alimentícia. Na condução da conversa, estará a advogada do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), Maryanne Lopes Martins.
Martins ressaltou que o convite foi feito pela CRAS com o objetivo de tirar dúvidas das mulheres que são atendidas pela unidade, principalmente a respeito de pensão alimentícia. “Em um primeiro momento, nós iríamos falar somente a respeito desse ponto, mas como no dia 22 de julho é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, decidimos ampliar os temas abordados para que essa população entenda realmente o que são os cinco tipos de violências domésticas. O fato de o genitor não pagar a pensão também pode ser caracterizado com uma violência patrimonial, além, é claro, de falarmos sobre o feminicídio”, contou.

A roda de conversa faz parte da Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Feminicídio, estabelecido pela Lei Municipal nº 12.939, de 21 de outubro de 2019, que vai de 22 a 29 de julho. Além do evento desta quinta-feira, a SMPM e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) vão realizar um ato público de mobilização e combate ao feminicídio em Londrina. O ato está marcado para sexta-feira (22), das 10h às 14h, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde, no Calçadão de Londrina, esquina com a Rua Minas Gerais.
Rede de Proteção – Mulheres em situação de violência doméstica e familiar podem entrar em contato com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, pelo telefone 3378-0132 ou presencialmente, na Avenida Santos Dumont, 408. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, sem necessidade de agendamento. A Prefeitura de Londrina também dispõe de uma lista completa com endereços e telefones para contato com todos os serviços de enfrentamento à violência contra a mulher. Confira clicando aqui.
Outros números:
Delegacia da Mulher: (43) 3322-1633, atendimento por telefone ou WhatsApp;
Plantão da Delegacia da Polícia Civil: (43) 3378-3000, disponível 24h por dia;
Central de Atendimento à Mulher: 100;
Polícia Militar: 190
Patrulha Maria da Penha: 153
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina