Secretaria de Saúde promove 1º Encontro de PNPIC em Londrina
O evento tem como objetivo marcar os 10 anos de Terapia Comunitária Integrativa em Londrina e os 10 anos do Programa Municipal de Fitoterapia
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Ações em Saúde (DAS) e da Diretoria de Planejamento e Logística em Saúde (DPLS), promove nestes dias 28 e 29, o 1º Encontro de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC em Londrina.
O evento tem como objetivo marcar os 10 anos de Terapia Comunitária Integrativa em Londrina e os 10 anos do Programa Municipal de Fitoterapia, e será realizado no Anfiteatro da Faculdade Pitágoras, localizada à rua Edwy Taques de Araújo, 1100, Gleba Palhano, região sul de Londrina.
O Programa Municipal de Fitoterapia de Londrina foi iniciado em 2003. Atualmente são 39 Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendidas, com previsão de ampliação para 54 ainda este ano, além de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Internação Domiciliar (SID), Maternidade Municipal, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Atualmente são disponibilizados 32 fitoterápicos (em forma de extratos padronizados, com marcadores) e 06 drogas vegetais proporcionando a fitoterapia para cerca de aproximadamente 400.000 pacientes.
A Terapia Comunitária Integrativa é utilizada pelo município desde 2002, como instrumento promoção de saúde, de prevenção de doenças e otimização dos serviços. A TCI acolhe, escuta, cuida e também direciona com mais agilidade as demandas, permitindo que sigam para os níveis secundários de atendimento apenas as questões que não foram resolvidas no nível da Atenção Básica. A TCI está inserida na política nacional difundida pelo Ministério da Saúde e vem sendo utilizada como estratégia de promoção de saúde da família.
De acordo com coordenadora e intervisora do Programa Municipal de Fitoterapia, Maria da Graça Pedrazzi Martini, Londrina destacou o trabalho realizado em Londrina. “O trabalho realizado aqui é uma parceria do município com o Ministério da Saúde, vem se consolidando com o tempo; nos últimos dez anos não tivemos interrupção do trabalho e nos últimos três anos dobrou o número de terapeutas comunitários capacitados pela Saúde. Somos vitrine para Brasil no atendimento e acolhimento do sofrimento humano, sem fazer uso de medicação”, destacou.
Programação
8h – Inscrição dos participantes.
8h30 às 12h – Terapia Comunitária Integrativa – No Brasil e no Mundo – Malu Reis; representante da Abratecom (Associação Brasileira de Terapia Comunitária).
– Roda de terapia comunitária integrativa passo a passo. Com Maria da Graça Pedrazzi Martini- Coordenação do Programa de TCI em Londrina Malu Reis.
13h30 às 17hs – Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS – Programa Municipal de Fitoterapia de Londrina – Enfermeira Sonia Hutul Silva – Gerente de Logística e Projetos Especiais em Saúde em Londrina e Dr. Rui Cépil Diniz – Coordenação Técnica do Programa Municipal de Fitoterapia de Londrina.
18h – Café.
19h. – Abertura Solene do I Encontro de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Londrina – Palestra com Dr. Angelo Giovani Rodrigues – Ministério da Saúde.
Dia 29 – 8h às 12h Mesa redonda – Controle de Qualidade na Manipulação de Fitoterápicos – Com Farmacêutico Valdomiro Chammé.
– Relato de experiência – Fitoterapia em Odontologia com Dr. Eduardo Soares
– Relato de experiência – Fitoterapia em Unidade de Saúde com Dra. Maria da Conceição Maranhão Veloso e Enfermeira Heloisa Seiko Matsuo Shimabukuro.
13h30 às 17h30 Mesa redonda – Os determinantes sociais da saúde e a TCI com Dra. Sonia Maria Coutinho Orquiza;
– 10 Anos de TCI em Londrina – Avanços e Desafios na Saúde Pública. Maria da Graça Pedrazzi Martini.
– Quem é o Terapeuta Comunitário na saúde pública? Jucelei Pascoal Boareto – Auxiliar de enfermagem/terapeuta comunitária – UBS.
17h 30m – Encerramento.




