Curso de Direitos Humanos para a Transformação Social está com inscrições abertas
Atividade é gratuita acontecerá na UEL, no dia 6 de agosto; realização é do coletivo EIG, em parceria com a Secretaria da Mulher, o CMDM e faculdade Unida

Estão abertas as inscrições para o curso “Direitos Humanos para a Transformação Social”, que será realizado no dia 6 de agosto, das 13h30 às 17h30, no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A atividade é gratuita, aberta ao público, e os interessados em participar precisam se inscrever pela internet (clique aqui).
O curso de extensão é o treinamento para agentes sociais agirem em seus contextos locais no enfrentamento dos desafios socioeconômicos. Isso porque, o conteúdo do treinamento foi desenvolvido pelo Ministério de Relações Exteriores da Noruega e do Conselho para Cooperação Internacional da Suécia, com a ajuda de grupos em diversos países, como do Egito, Jordânia, Tanzânia, Índia e da Europa. O curso trabalha com o paradigma internacional de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para isso, os participantes terão aula presencial e atividade prática, totalizando oito horas de capacitação. Os professores serão o doutor em Teologia e Ciências da Religião da University of Glasgow, Dr. Graham McGeoch e a doutora em Educação e História da Cultura, Valéria Vilhena.
Para a presidenta do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM) e coordenadora regional do Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG), instituição que está organizando o curso, Sueli Galhardi, a atividade busca a transformação social através dos direitos humanos. “É um curso bastante importante, montado por professores doutores, que tem por objetivo ser um treinamento para os agentes sociais agirem em seus territórios. É uma forma de pensar o empoderamento civil para lutar pelos direitos fundamentais”, explicou Galhardi.
Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, é necessário trazer e divulgar cursos como este, pois os direitos humanos servem de apoio para o desenvolvimento das cidades, estados e países ao redor do mundo. “A proteção da dignidade do ser humano, como um processo que envolve a construção de políticas públicas eficientes, é fundamental para a evolução da sociedade”, ressaltou.
Todo o material de apoio necessário será distribuído para os participantes durante a aula. O curso é uma realização do coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG), em parceria com a faculdade Unida, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM).