Cidadão

Escola de Governo abre inscrições para curso de Ergonomia

Ação é direcionada aos servidores administrativos, mas o público em geral também está convidado para participar gratuitamente

O curso on-line “Aspectos de Ergonomia no Setor Administrativo”, oferecido pela Gerência de Saúde e Segurança Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), está com inscrições abertas para sua terceira turma. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da Escola de Governo, até o dia 17 de agosto. Há duas turmas com vagas ilimitadas.

Para fazer a inscrição é necessário acessar o http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br e utilizar a chave de acesso AESA02-2022. Em seguida, é preciso entrar em Demais Secretarias > Recursos Humanos > Segurança e Saúde Ocupacional > Cursos 2022 > Turma 2 – Aspectos de Ergonomia no setor Administrativo. A ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos, que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora de seu ambiente de trabalho. A área é regulamentada pela Norma Regulamentadora Trabalhista do Governo Federal NR-17, e pode ser dividida em três aspectos: ergonomia física, cognitiva e organizacional.

O objetivo da capacitação é preparar os servidores e o público em geral para a identificação de possíveis problemas ergonômicos, os fatores de risco e as medidas de prevenção para diminuir ou eliminar estes perigos. O público-alvo são os profissionais que desempenham atividades administrativas diárias em frente ao computado, como os técnicos de gestão pública, administradores, contadores, economistas, gestores, procuradores e outros.

Os docentes que ministrarão as aulas são os engenheiros da Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional (GSSO), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Anelise Junker; Gilberto Silva e Rodrigo Bacarin. Entre os temas abordados estão os conceitos, definições e aplicações da Ergonomia; a NR 17; a importância do mobiliário e dos equipamentos nos locais de trabalho; as condições ambientais de trabalho; os riscos ergonômicos nos setores administrativos; os danos à saúde, como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho (DORT); e as medidas de prevenção aos riscos ergonômicos em atividades administrativas.

O engenheiro e gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Rodrigo Bacarin, que é um dos organizadores do curso, afirmou que mais de 1.000 servidores já se capacitaram e que qualquer pessoa poderá participar desta edição, desde que tenha cadastro na Escola de Governo. “O projeto surgiu como uma proposta de cumprir as leis trabalhistas, a NR-17, onde todo empregador é obrigado a dar treinamento e passar orientações para que seus colaboradores tenham ciência dos riscos que correm durante o período de trabalho”, explicou.

Segundo a coordenadora pedagógica do curso e também engenheira do trabalho da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, Anelise Junker, o curso foi pensado para os profissionais administrativos dada a grande utilização de equipamentos, como computadores, durante sua jornada de trabalho. “É importante que os servidores façam essa capacitação, principalmente por estar relacionada à saúde. Sua importância está além do cumprimento da legislação; está na promoção da saúde, da qualidade de vida e da prevenção de doenças. Agora, o público em geral também pode ter acesso a esse conhecimento”, ressaltou Junker.

As aulas do curso já estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Prefeitura de Londrina, e podem ser acessadas imediatamente.

Texto: Isabely Ramos, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos