Secretaria da Mulher abre vagas para curso de Manipulação de Alimentos
Capacitação é gratuita e voltada para mulheres acima de 18 anos; participantes terão direto à certificação exigida pela Vigilância Sanitária para trabalhar na área

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) está com inscrições abertas para o curso de Manipulação de Alimentos, gratuito, voltado para mulheres acima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (43) 99945-0056. Ao todo, estão sendo ofertadas 20 vagas.
O curso será realizado em três etapas, nos dias 1, 2 e 3 de agosto, sempre às 14h, na sede do Centro de Oficina Para Mulheres (COM), localizado na rua Valparaíso, 189, Parque Guanabara. Após a conclusão, as participantes sairão com a certificação exigida pela Vigilância Sanitária para a manipulação de alimentos.
A capacitação será ministrada pela economista doméstica, servidora da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Maria Inês Passini. O curso abordará diversos assuntos, como contaminação dos alimentos; regras básicas de higiene; higiene de equipamentos e utensílios; boas práticas de produção em relação à matéria-prima; o que é matéria-prima; armazenamento da matéria-prima; contaminação cruzada; controle de qualidade nas várias etapas do processamento; dicas importantes de tempo/temperatura para o controle dos perigos; insetos e roedores; e ações preventivas.
As participantes receberão uma apostila que reúne todas as informações do curso, fornecida pelo COM. “Essa capacitação é de extrema importância para as mulheres que empreendem na área de alimentos, por tratar-se de um requisito para a comercialização dos seus produtos”, ressaltou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes.
De acordo com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, o curso é uma demanda solicitada pelas próprias mulheres empreendedoras que participam dos projetos que a Secretaria de Políticas para as Mulheres apoia. “Muitas delas já atuam na área, mas ainda não têm a certificação exigida pela Vigilância Sanitária, por isso entendemos ser importante oferecer esse curso na grade das formações do centro de oficinas”, ressaltou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo, pelo telefone (43) 3378-0111.