Destaques

Londrina presenteia cidade portuguesa de Guimarães com escultura e reafirma laços de amizade

Monumento será inaugurado em setembro, durante as festividades dos 200 anos de independência do Brasil

A Prefeitura de Londrina, doou à Guimarães, cidade da província de Minho, em Portugal, a obra “Espaço e Movimento”, de autoria do escultor Zanzal Mattar, importante artista plástico do norte do Paraná. O presente para a cidade irmã de Londrina foi dado pelo secretário municipal de Governo, João Luiz Martins Esteves.

Foto: Divulgação

Segundo a diretora de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Solange Cristina Batigliana, a estrutura de 1,90m de altura, feita em aço, pertencia ao acervo do Museu de Arte de Londrina e pretende representar a força do povo londrinense. “A obra selecionada foi a ‘Espaço e Movimento’, do artista Zanzal Mattar, que fazia parte do jardim de esculturas do Museu. A obra, nas palavras do artista, apresenta a figura do trabalhador, com a enxada representando uma arma, simbolizando a conquista e a liberdade em linhas geométricas”, explicou Batigliana.

Para o secretário municipal de Governo de Londrina, essa escultura doada à cidade de Guimarães estreita ainda mais os laços de amizade com a cidade irmã. “Nós estamos trabalhando para que esses laços de cooperação sejam aprimorados e que possam se expandir para além dos laços culturais e educacionais, mas também para aspectos econômicos, buscando integrar cada vez mais as duas cidades, visando sempre o desenvolvimento de ambas”, destacou Esteves.

Foto: Divulgação

A entrega do monumento “Espaço e Movimento” foi feita pelo secretário ao presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, durante as festividades do 24 de junho – data em que se celebra a Batalha de São Mamede, marco da fundação do reino de Portugal. A comemoração também marcou o aniversário de 37 anos da irmandade entre Londrina e Guimarães, oficializado em 1985.

De acordo com a Câmara Municipal de Guimarães, a inauguração oficial da escultura será em setembro, mês que marca os 200 anos da independência do Brasil e os 100 anos do voo transatlântico de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que partiu de Belém, em Lisboa, no dia 30 de março de 1922, rumo ao Rio de Janeiro. O monumento poderá ser visitado na Praça Londrina, junto à Avenida de Londres.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Guimarães

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos