UAB Londrina abre inscrições para pós-graduação em Gerontologia
Ao todo, estão sendo ofertadas 25 vagas para Londrina, com inscrições até 14 de agosto; curso é totalmente gratuito e realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com aulas remotas e presenciais

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Londrina está ofertando mais um curso de especialização em sua grade de atividades formativas voltadas para a cidade. Terá início, em breve, a pós-graduação em gerontologia, ciência que estuda e investiga o processo de envelhecimento em diferentes dimensões – biológica, psicológica e social -, levando em conta contextos socioculturais e históricos. As inscrições estão abertas até o dia 14 de agosto, e podem ser efetuadas pelo endereço eletrônico https://ead.uepg.br/site/ .
Todo o curso é ofertado gratuitamente pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), sendo custeado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. Para Londrina, estão sendo disponibilizadas 25 vagas, e o edital completo (nº 128/22) está disponível no site https://ead.uepg.br/site/editais/ps/2062 .
No momento da inscrição, o candidato deve preencher o formulário on-line, enviar corretamente os documentos solicitados e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100. Os pagamentos podem ser feitos até um dia após o encerramento do período de inscrições, ou seja, com limite até 15 de agosto.
Podem cursar a pós-graduação em gerontologia profissionais graduados nas áreas de saúde, ciências sociais, educação e jurídicas. De acordo com a Secretaria Municipal do Idoso, dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontam que a população idosa projetada para Londrina, em 2022, totaliza cerca de 110 mil cidadãos e cidadãs acima de 60 anos.

A coordenadora do polo da UAB em Londrina, Joice Baldassarre, destacou que essa especialização está sendo ofertada de forma inédita na cidade, sendo um curso aguardado pela população. “A pós-graduação em gerontologia é um curso muito bem acolhido e que já queríamos ofertar no polo Londrina. Agora, conseguimos abrir as vagas graças a essa parceria com a UEPG e seu Nutead. Sabemos que Londrina tem muitos idosos, e os cuidados com a saúde, bem-estar e qualidade de vida desse público são muito importantes. Assim, o curso permite que profissionais de diferentes segmentos possam se especializar para trabalhar junto à população idosa, sendo essa uma demanda nacional, regional e municipal”, afirmou.
Com carga horária total de 375 horas, e duração de 18 meses, o curso será desenvolvido com 70% das atividades realizadas à distância e 30% de forma presencial. A maior parte dos conteúdos é disponibilizada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), via Plataforma Moodle, software livre que possui uma série de recursos e ferramentas para gerenciar o aprendizado da melhor maneira. O suporte será prestado com apoio de tutoria e material didático escrito.
A parte presencial terá encontros agendados pelos coordenadores e disponibilizados na plataforma virtual. E as avaliações serão realizadas, presencialmente, no polo da UAB Londrina, que é o local de referência e atendimento ao acadêmico. A sede fica localizada no Colégio Estadual Professora Olympia Morais Tormenta, na rua Rudolf Keilhold, 173, Conjunto Semíramis.
Após a fase de inscrições, o período de aprovação dos candidatos ocorre de 15 a 25 de agosto. A lista com os nomes dos candidatos selecionados será disponibilizada no site do Nutead, até 28 de agosto. A pós-graduação em Gerontologia da UEPG abriu, ao todo, 150 vagas, abrangendo seis cidades. Além de Londrina, há oferta para Astorga, Campo Largo, Guarapuava, Ponta Grossa e Pato Branco, cada ofertando 25 vagas.
A UAB em Londrina é resultado de um convênio firmado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Módulos e temáticas – A pós-graduação em gerontologia será dividida em três módulos principais. O primeiro traz como tópicos a Introdução à EaD; Educação permanente e Gerontologia Educacional; Fundamentos sociológicos e psicológicos do envelhecimento; e Metodologia da pesquisa I. Já no Módulo 2 a abordagem seguirá os temas Cidadania e Políticas Públicas; Educação física, qualidade de vida e envelhecimento; Pedagogia social e animação sociocultural; Odontologia Aplicada à Gerontologia; e Família e assistência social ao idoso.
Por sua vez, o terceiro módulo é composto de abordagens voltadas à Saúde Mental e Cognição no envelhecimento; Epidemiologia e farmacologia no envelhecimento; Nutrição no Envelhecimento e na Velhice; Metodologia da pesquisa II; e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).