Cidadão

Projeto Musicando na Escola faz apresentação no Circo Funcart

São 16 alunos que integram a Orquestra Musicado; eles vão interpretar desde Bach e Vivaldi a Luiz Gonzaga e Ary Barroso

O projeto Musicando na Escola promove a primeira apresentação da Orquestra de Câmara Musicado, neste sábado (7), a partir das 20h, no Circo Funcart, localizado na rua Senador Souza Naves, 2.380. Os ingressos podem ser adquiridos na secretária da Funcart a R$10 a inteira e R$5 a meia entrada. O projeto conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A Orquestra de Câmara Musicado possui um elenco de 16 alunos do projeto Musicando na Escola. O repertório contempla desde Bach e Vivaldi a Luiz Gonzaga e Ary Barroso. Na segunda parte do concerto o destaque fica por conta da Orquestra Prelúdio da UEL. Os jovens músicos já se apresentaram outras vezes, mas essa é a primeira vez que sobem ao palco como concertistas de uma orquestra de câmara, por isso essa apresentação terá sabor de estreia.

As apresentações oferecem a oportunidade do primeiro contato com a arte a estudantes de escolas públicas londrinenses. Sendo um marco importante na trajetória dos alunos, pois colabora para que alguns participantes pensem em seguir carreira musical, se preparando para o vestibular do curso de música.
 
O Projeto Musicando na Escola é uma forma de promover o acesso ao estudo musical de qualidade, da música orquestral, aliada à inserção social e à promoção da liberdade de expressão, socialização, disciplina e rendimento escolar. Além disso, resgata a autoestima. O ensino é feito mediante a prática instrumental de violino, violoncelo, música de câmara, orquestra, musicalização e canto coral, destinada a estudantes de escolas públicas descentralizadas. Anualmente cerca de 120 alunos londrinenses participam das oficinas no contraturno escolar.

O projeto Musicando na Escola acontece desde 2002 e já atingiu mais de 700 estudantes. Nasceu com a iniciativa da violinista e também psicóloga, Regina Maria Grossi Campos, que coordena o projeto, juntamente com Andrea de Melo. Atualmente, o projeto é realizado em três escolas. Na Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, no conjunto Cafezal; Escola Municipal Professora Ruth Lemos, no conjunto Luiz de Sá e na Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, no jardim Santa Rita.

Programação:

1ª Parte: Grupo Musicado

– Perpétuo Móbile – Carl Bohm

– Jesus Alegria dos Homens – J.S.Bach

– Primavera – A.Vivaldi

– Canon – J.Pachelbel

– Dança dos Silfos – E.Jenkinson

– Pequena Serenata – W.A.Mozart

– Dança Nordestina – S. Parpinelli

– Aquarela – Toquinho/G. Morra

– Asa Branca – Luiz Gonzaga

– Tico-Tico no Fubá – Z. Abreu

– Aquarela do Brasil – Ary Barroso

2ª Parte: Orquestra Prelúdio da UEL

– Fuga – Giovanni Dettori

– Barcarolle From “Tales Of Hoffman” – Offenbach

– Concerto Brandenburg nº3, 1ºmov. – J.S.Bach

– Mourão – Guerra Peixe

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos