Décima edição da campanha Eu Ajudo na Lata recebe lacres de metal até 31 de agosto
Valor obtido com comercialização do material será usado na compra de cadeiras de rodas, que beneficiarão seis instituições; população pode votar e escolher entidades que receberão mais equipamentos

A décima edição da campanha Eu Ajudo na Lata, iniciativa da Unimed da qual a Prefeitura participa por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), continua recebendo doações de lacres de latinhas de alumínio até o dia 31 de agosto. É possível doar os lacres nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) até a manhã do dia 17, e nos pontos da Unimed Londrina até o dia 31. São eles a Unimed Saúde (Av. Santos Dumont, 860), a Clínica de Vacinas (Av. Souza Naves, 999), a Clínica Multiprofissional (Av. Ayrton Senna da Silva, 555) e a Sede Administrativa (Av. Ayrton Senna da Silva, 1.065).
O material será vendido para reciclagem, e o valor obtido, utilizado para a compra de cadeiras de rodas. Este ano, a campanha irá beneficiar seis instituições de Londrina e região, além de um estudante da rede municipal de ensino que precise de uma cadeira, de forma temporária ou definitiva.
A responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro, contou que a Secretaria já participa da campanha há cinco anos. “As escolas e CMEIs arrecadam lacres de março até agosto, e sempre recebemos uma cadeira para um aluno da rede que tenha necessidade”, explicou.
As demais cadeiras, neste ano, beneficiarão as entidades: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cambé; Apae de Alvorada do Sul; Associação Flávia Cristina, de Londrina; Cáritas Arquidiocesana de Londrina; Casa Dia para Idosos, de Londrina; e o Lar São Vicente de Paulo, de Arapongas.
“Esperamos fazer uma grande arrecadação de lacres para este ano. É uma campanha muito importante, pois contribui com o meio ambiente e, principalmente, pois podemos exercer a solidariedade, por meio das doações”, comentou Cordeiro.
Até o momento, já foram arrecadadas 811 garrafas PET cheias de lacres. São cerca de 719 quilos de alumínio, que devem resultar num valor suficiente para a compra de dez cadeiras de rodas, após a venda do material para reciclagem. Considerando que a cada cinco cadeiras compradas, a Unimed doará mais uma, no momento já estão previstas doze cadeiras.
As unidades escolares municipais deverão entregar os lacres à Unimed no dia 17 de agosto, no estacionamento da Sede Administrativa (Av. Ayrton Senna da Silva, 1.065), das 14h às 17h.
Enquete – Cada uma das seis instituições, além da Secretaria de Educação, já tem uma cadeira de rodas garantida. As demais serão distribuídas conforme o resultado de uma votação, da qual o público em geral pode participar. Para votar, é só clicar neste link e escolher uma instituição. A enquete vai até o dia 31 de agosto, e a entidade ganhadora receberá a maior quantidade de cadeiras.
De acordo com a gerente de Sustentabilidade da Unimed Londrina, Fabianne Piojetti, a enquete é uma forma de democratizar a quantidade de cadeiras de rodas entregues. “A medida aproxima as pessoas da cooperativa médica, e a participação popular traz transparência, principal ponto que garante legitimidade à campanha”, comentou.
A distribuição das cadeiras de rodas será proporcional, de acordo com a quantidade de votos destinada a cada entidade. A entrega dos equipamentos será no dia 16 de setembro, no auditório da Unimed Londrina, localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva, 1.065.
Outras edições – Apesar da campanha de 2022 já estar na reta final, os pontos da Unimed continuarão recebendo lacres de metal para a próxima edição. Os materiais doados a partir do dia 1º de setembro serão contabilizados para o Eu Ajudo na Lata de 2023.
Ao longo dos dez anos de campanha, já foram arrecadadas mais de 13 toneladas de lacres de latas de alumínio, que possibilitaram a compra de 152 cadeiras de rodas doadas para 62 instituições de Londrina e região, beneficiando aproximadamente 50 mil pessoas.
Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, com informações da assessoria de imprensa.