CALMA discute aspectos psicanalíticos do desmame
Comitê também realizará palestra para professores de CMEI sobre a importância da alimentação complementar para crianças e aleitamento materno
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno de Londrina (CALMA), vai realizar nesta quarta-feira (18), às 14h, a reunião mensal no Centro Pastoral Bom Pastor, rua Dom Bosco, 145, no jardim Dom Bosco. A reunião vai debater os “Aspectos Psicanalíticos do Desmame” com o médico e psicanalista Marcelo José Castro.
Para Castro, o momento do desmame é tão importante quanto o início do aleitamento materno, por isso é preciso promover a conscientização. “O aleitamento não é algo natural, envolve questões culturais e sociais e as mães precisam estar preparadas para lidar com isso. Elas precisam de esclarecimentos para saber qual é o momento correto de realizar o desmame e como fazê-lo. É preciso estar preparado psicologicamente para essa passagem. O início do desmame é um período de tensões emocionais, angustias, dificuldades e resistências tanto para o bebê quanto para a mãe.”
O médico explicou ainda que existem transtornos psicológicos relacionados ao desmame incorreto e a perda do contato com o peito materno. “Há crianças que desenvolvem problemas emocionais e dificuldades em lidar com o afastamento, assim como tem mulheres que podem estar projetando no filho as carências pessoais”, disse Castro.
No dia seguinte (19), das 12 às 14h, os professores de Educação Infantil vão participar de atividades sobre a importância do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos. Os debates serão ministrados pela coordenadora do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, Lilian Poli de Castro, e pela nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Amanda Ciappina.
O Calma existe desde 1994 e oferece apoio a instituições de saúde com relação à implementação de ações de promoção, proteção e manejo do aleitamento materno, a fim de diminuir o número de mortalidade infantil doenças relacionadas ao desmame incorreto.
Participam do comitê a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Associação Médica de Londrina, 17ª Regional de Saúde, Núcleo de Odontologia para bebês, Pastoral da Criança, Universidade Estadual de Londrina, Instituto Federal do Paraná, Unifil, Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio Palatal de Londrina e Região, Unimed, profissionais de saúde de Cambé e Rolândia, além de representantes da maternidade pública e de hospitais locais.