Atleta de Londrina vai às Olimpíadas
A atleta Márcia Menezes vai disputar a competição de halterofilismo em Londres; ela recebe incentivos do FEIPE
A atleta Márcia Menezes, da equipe de Halterofilismo Paraolímpico de Londrina UEL/FEL/Adefil, vai representar o país na edição de Londres dos Jogos Paraolímpicos. Márcia é halterofilista há sete anos, e conquistou no último fim de semana, nas seletivas para o Campeonato Brasileiro em São Paulo, a melhor marca da sua carreira, erguendo 115 quilos.
Márcia conta que começou no halterofilismo em 2005 por acaso. “Estava com alguns amigos assistindo um campeonato regional. Um dos técnicos me pediu para participar para ganhar pontos pela participação para a equipe. Não queria, não sabia os movimentos nada. Ele me explicou na hora, eu aceitei, acabei vencendo a competição e tomei gosto pelo esporte.”
A atleta já havia praticado a natação e o atletismo, e por pouco não abandonou a carreira esportiva. Hoje, Márcia coleciona conquistas. São mais de 30 medalhas e 18 troféus. Desde que começou a competir, sempre subiu ao pódio, ficando entre as três primeiras colocadas. No Parapan e no Mundial ficou em quinto lugar, desempenho que rendeu a convocação para a seleção brasileira. Desde novembro de 2011 ela integra a equipe nacional.
A rotina de Márcia é corrida, ela treina todos os dias da semana. “São duas horas diárias de treino. Existe muito sacrifício. Você abdica do seu tempo com a família, seu tempo de lazer e diversão. É treinar cada vez mais, se dedicar mais e mais. Mas quem quer ser atleta tem que ter essa noção. Eu não perco treino, nunca deixo de seguir as recomendações dos técnicos. Os resultados vêm com certeza para quem se dedica.”
Os resultados de Márcia são tão expressivos que se as Olimpíadas fossem hoje, levando em conta as marcas das atletas do mundo inteiro, ela ficaria com a prata. Mesmo com esses números ela conta que é muito difícil conseguir patrocinadores. “A gente conversa, apresenta o projeto, a proposta, e fica esperando, e esperando, mas ainda não conseguimos mais parceiros. A Prefeitura de Londrina apoia o projeto e custeia nossas viagens através do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos, mas por enquanto é só. Mas não podemos desanimar.”
Márcia embarca para a Europa em 13 de agosto. Junto aos outros quatro convocados, ela participa da preparação em Manchester, para depois ir a Londres, onde no dia dois de setembro ela disputa a competição mais importante da sua vida. “A expectativa é grande, trabalhamos bastante. Se Deus quiser voltamos com uma medalha dessas Olimpíadas.”
Foto: Agência UEL