Cidadão

Balé de Curitiba apresenta espetáculo inédito neste domingo (14)

Com coreografia de Rosa Antuña e direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo circulará pelo interior do Estado e oferece oficina gratuita

Neste domingo (14), às 20h, acontecerá a primeira apresentação da Cia Curitiba de Dança em Londrina. O balé “Dançando Villa” será apresentado no Festival de Dança de Londrina, no Cine Teatro Ouro Verde, que fica na Rua Maranhão, 85, Centro.

O espetáculo de dança inspira-se em Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o mais importante e reconhecido maestro brasileiro, com atuação destacada no modernismo brasileiro. Com a cultura popular brasileira, sobretudo do nordeste e do norte do país, pois nas primeiras décadas do século XX a musicalidade e a cultura destas regiões não chegavam com facilidade nas regiões sul e sudeste. Com a música de Villa-Lobos, o imaginário do Brasil para os brasileiros foi ampliado, explorando na música a diversidade cultural, identitária e sonora.

Foto: Cayo Vieira / divulgação

Neste novo espetáculo de dança contemporânea, Dançando Villa, Nicole Vanoni e Rosa Antuña buscam trazer lampejos das danças brasileiras, aliados a um estado corporal de entrega e a uma alma de sinceridade para a diversa e vasta cultura brasileira. Depois de Londrina e Cascavel, a Curitiba Cia de Dança apresentará “Dançando Villa” em Umuarama (10/09) e em Guarapuava (17/09).

Oficinas e contrapartida social – A Curitiba Cia de Dança oferece uma contrapartida para a comunidade de Londrina e Cascavel com a realização de oficinas, ministradas por integrantes da Cia. Em Londrina, Nathália Tedeschi ministra a oficina Ballet Clássico e Tatiana Araújo realiza Prática Contemporânea em Dança. Em Cascavel, o bailarino Patrich Lorenzetti ministrará a oficina Ballet Avançado e Davi Lopes estará à frente de Ballet Iniciante. Estas atividades estão dentro da programação dos Festivais e serão organizadas em suas programações oficiais.

“Dançando Villa” e a Curitiba Cia de Dança têm o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, como instituição beneficiada pelo projeto. Os bailarinos estão realizando apresentações coreográficas nos ambulatórios, áreas externas e também nos corredores dos quartos da instituição pediátrica. A proposta é democratizar o acesso à dança para acompanhantes, familiares, pacientes e profissionais da saúde do Pequeno Príncipe. As intervenções já começaram em agosto e, após a circulação dos espetáculos, será retomada em outubro.

O novo espetáculo é uma realização da Curitiba Cia de Dança, em parceria com a Associação dos Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba (AADC) e da Paraná Cultura Associação Cultural. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura/ Governo Federal, com o patrocínio da Sanepar, Bom Futuro, ACSO, TCP, AM, GreenPlac, Flexo Print Labels e Stampa e com o apoio cultural de VetorLOG e Torriton Beauty e Hair.

Divulgação

Festival de Dança de Londrina

  • Data: 14 de agosto
  • Horário: 20h
  • Local: Cine Teatro Universitário Ouro Verde – Rua Maranhão, 85 Centro – Londrina/PR
  • Informações: (43) 3322 6381
  • Classificação: Livre

Sobre a Curitiba Cia De Dança

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni com o intuito de promover a dança contemporânea a partir da ideia de experimentação, pesquisa e criação e na diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas”, com concepção de Rafael Zago, surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico.

No segundo semestre de 2018, o grupo estreou o espetáculo “Cirandas”, baseado nas cirandas e cirandinha de Villa-Lobos. No final deste ano, a Curitiba Cia de Dança estreou seu mais novo espetáculo denominado “Relações” do coreógrafo carioca, Carlos Laerte. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circulou por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”. Durante os anos de 2020 e 2021 a companhia manteve suas ações, mantendo o elenco e atividades artísticas possíveis no contexto da pandemia. Em 2022, retomou suas atividades regulares e a realização de espetáculos como Relações e Dançando Villa. Em dezembro, a companhia irá criar obras para as festividades natalinas, sempre com o olhar atento e criterioso da diretora artística, Nicole Vanoni.

Texto: N.Com com assessoria de imprensa do Balé

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos