Alunos retornam às aulas na próxima segunda-feira
De 2009 a 2012, educação infantil municipal teve aumento de 813 crianças matriculadas, o que representa aumento de 74%
Os 36.739 alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas na próxima segunda-feira (23). Para receber os estudantes após as férias, os professores, supervisores e diretores de todas as escolas municipais estão se reunindo para debater as práticas pedagógicas que serão aplicadas no segundo semestre.
Hoje e amanhã (20), os educadores estão reunidos das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, nas escolas da rede pública, para tratar de assuntos administrativos e do planejamento das atividades do ano letivo como, por exemplo, os projetos que serão desenvolvidos com os estudantes, as reuniões de pais e responsáveis, as ações para o contraturno e a capacitação de professores.
Segundo a secretária municipal de Educação, Virgínia Laço, a prática pedagógica é necessária para estabelecer o planejamento das atividades e para integrar as escolas aos projetos educacionais do município. Atualmente, a cidade conta com 24.098 alunos matriculados no ensino fundamental, 11.657 estão no ensino infantil, 220 fazem parte da Educação para Jovens e Adultos (EJA) fase dois, 745 participam do EJA fase um e 19 estão matriculados na educação especial.
De acordo a secretária, Londrina conta com 79 escolas municipais na área urbana e rural e vem recebendo diversas melhorias na área da educação infantil. “Em 2009, havia 1.099 crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Em 2012, esse número subiu para 1.912, o que representa um aumento de 813 novas vagas, ou seja, 74% de aumento na oferta de ensino”, disse Virgínia.
Já os Centros de Educação Infantil (CEI) não tiveram aumento quantitativo de alunos, mas estão passando por melhorias qualitativas como a adequação a legislação federal, a qual prevê que para cada oito alunos um professor deve estar à disposição.
Obras
Entre as melhorias na Educação, está a construção dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) na Vila Matos e no Jardim Alto da Boa Vista. Estão em construção os CMEIs do Jardim Sabará III, Jardim Maria Celina e do Parque das Indústrias com recursos financeiros provenientes do programa federal Proinfância. Com recursos da secretaria está em construção um CMEI no Jardim Leonor.
O município também reformou o CEI Aracy Soares, no conjunto habitacional Cafezal III; o CEI Silvana Lopes, no conjunto habitacional Vivi Xavier; o CMEI Durvalina Pereira de Oliveira de Assis, no Jardim Marabá; o CMEI Marli Marques Agostinho, no Distrito de Guaravera; o CEI Níssia Rocha Cabral, no conjunto habitacional Cafezal II. Foi adaptado um centro comunitário para uma nova escola no conjunto habitacional Avelino Vieira e foi municipalizado o CMEI Francisco Seixas, no jardim União da Vitória e o CMEI Abdias do Nascimento, no jardim Pindorama.
Estão em ampliação e readequação estrutural a Escola Municipal Haydee Colli Monteiro, Reverendo Odilon Nocetti e a Escola Municipal Professor Juliano Stinghen. Foi reconstruída a Escola Municipal Noêmia Malanga. Em construção, o município conta com duas novas escolas, sendo uma no jardim Bellevile e outra no jardim São Vicente Palotti. O governo municipal pleiteou nove Centros Municipais de Educação Infantil junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal.
Fotos: Luiz Jacobs