Destaques

Londrina recebe duas ambulâncias para SAMU regional

Londrina recebe duas ambulâncias para SAMU regional

Os veículos serão utilizados para transferências inter-hospitalares e situações de emergência; SESA disponibilizou também 6 enfermeiros, 6 condutores e 3 médicos

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina recebeu, nesta quinta-feira (19), duas ambulâncias avançadas cedidas pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), através da 17ª Regional Estadual de Saúde Geral. O termo de parceria firmado entre o estado do Paraná e a Prefeitura de Londrina é por tempo indeterminado.

Londrina recebe duas ambulâncias para SAMU regionalAs ambulâncias serão encaminhadas ao SAMU/192 Regional e irão compor o quadro do Complexo Regulador de Urgência e Emergência dos 21 municípios que fazem parte da 17ª Regional Estadual de Saúde Geral. O gerenciamento será feito através do complexo regulador, no qual Londrina é a cidade sede.

Os veículos serão utilizados, preferencialmente, para o transporte de pacientes que necessitam de transferências inter-hospitalares e poderão ser usadas em situações de emergência como, por exemplo, em acidentes com múltiplas vítimas, catástrofes no pré-hospitalar.

Além das ambulâncias, a 17ª Regional de Saúde cedeu seis enfermeiros, seis condutores e três médicos, que passam a integrar o corpo de servidores do SAMU regional de Londrina. Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson Antônio de Souza, o pagamento dos salários e as diárias continuam sendo responsabilidade do estado.

Já a manutenção das viaturas será de responsabilidade do município. A negociação para cessão dos veículos estava sendo debatida com o governo estadual desde o ano passado. O SAMU regional conta com oito bases descentralizadas, sendo que sete delas têm sete ambulâncias básicas e uma base conta com uma ambulância básica e outra avançada.

O SAMU de Londrina tem agora quatro ambulâncias avançadas, um veículo de intervenção rápida, dois veículos de transporte e quatro ambulâncias básicas. Com os novos funcionários, os cidadãos contam com 31 auxiliares de enfermagem, 21 enfermeiros, 54 condutores, 31 médicos e 22 técnicos de atendimento à regulação médica (TARM) à disposição.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos