Cidade

Secretaria de Recursos Humanos incentiva a doação de sangue entre servidores

Realizada em parceria com o Hemocentro do HU, iniciativa tem como foco, neste mês, a participação de servidores da FEL e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação

A campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”, promovida de forma permanente pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), entra em uma nova etapa neste mês de agosto. A iniciativa tem como objetivo principal aumentar o número de doações de sangue e é realizada em parceria com o Hemocentro do Hospital Universitário.

Segundo a assistente social da SMRH, Marcelle Diorio de Souza, durante o mês de agosto os esforços da campanha serão concentrados nos servidores e funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMPO) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), conforme o cronograma criado para a campanha. “Para manter o estoque de sangue do Hemocentro em níveis adequados, é necessário que o HU receba doações diariamente. Foi pensando neste fato que criamos a campanha, uma vez que a Prefeitura tem mais de 10 mil servidores distribuídos entre as secretarias, autarquias e demais órgãos públicos. Montamos o cronograma para que todos os meses uma ou mais secretarias fiquem responsáveis pelo incentivo à doação voluntária e, neste mês, serão os servidores da FEL e da Secretaria de Obras que poderão contribuir com o Hemocentro”, destacou Souza.

Para a assistente social, incentivar a adesão à campanha promovida pela SMRH é uma forma de estimular a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social entre as servidoras e servidores municipais. “Nosso principal objetivo é instigar os servidores que ainda não são doadores a fazer parte dessa experiência de amor à vida e, os que já são doadores, de continuar e estimular que outros se tornem doadores também”, ressaltou. Desde 2021, a Prefeitura tem realizado diversas campanhas educativas a respeito do assunto e, até o dia 30 de junho, 369 doações de sangue já foram feitas por servidores por meio da iniciativa.

O assessor Eder Armelin, doador de sangue frequente. Foto: arquivo pessoal

Um destes servidores engajados na campanha da SMRH é o assessor do gabinete do prefeito, Eder Armelin. Para ele, doar sangue é um ato de amor ao próximo. “Doar sangue é poder dar aquilo que temos em abundância e que não nos faz falta. Além disso, é um ato que pode salvar até quatro vidas. Sou doador desde os meus 22 anos e, desde então, já realizei 18 doações ao longo deste tempo. Sempre que posso, incentivo meus amigos e familiares a doar também, pois cada doação fará a diferença na vida de alguém que precisa”, contou Armelin.

Para ser doador de sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado e hidratado. “Outras recomendações importantes são ter tido pelo menos seis horas de sono na noite anterior à doação e não estar grávida ou amamentando. Todo o agendamento é feito por meio do site do Hemocentro. Para quem é doador assíduo, existe um intervalo determinado entre uma doação e outra. Para os homens, esse período é de 60 dias, sendo permitido doar no máximo quatro vezes por ano. Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias e só é permitido doar três vezes no período de 12 meses”, enfatizou Marcelle Diorio.

Segundo a SMRH, doar sangue regularmente traz diversas vantagens aos servidores e funcionários da Prefeitura de Londrina, como o check-up completo de graça realizado pelo hemocentro e o benefício da meia-entrada em eventos culturais, isenção de taxas em concursos públicos e processos seletivos. “Além disso, temos uma lei municipal (Lei Municipal nº 4.928/1992) que prevê a concessão do dia ao servidor que for fazer a doação, ou seja, neste dia ele não precisará trabalhar. Para isso, é necessário o acordo prévio com a chefia e a apresentação do atestado do Hemocentro no cartão ponto”, explicou.

Foto: Vivian Honorato – N.Com/Arquivo

Cronograma da Campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”

Em agosto, os órgãos responsáveis pela doação voluntária de sangue são a Secretaria de Obras e Pavimentação e a Fundação de Esportes de Londrina. Em setembro, será a vez da Saúde. No mês de outubro, será a Procuradoria-Geral do Município, Governo e Gestão Pública. As Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente serão as responsáveis no mês de novembro e, em dezembro, será a vez do Recursos Humanos e os servidores e funcionários do Gabinete do Prefeito.

Nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho de 2022, participaram da campanha as seguintes secretarias/órgãos municipais: Assistência Social, Políticas para Mulheres, Idoso; Educação; Planejamento, Orçamento e Tecnologia; Trabalho Emprego e Renda; Defesa Social; Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel); Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul); Controladoria Geral; Fazenda e Cultura.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos