Destaques

SEMA promove fiscalização a empresas de lava-rápido

SemaLavaRapidoLJP

Estabelecimentos próximos ao lago Igapó receberão a vistoria dos fiscais a partir da próxima semana

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria do Ambiente (SEMA), vai promover a partir da próxima semana, uma fiscalização a todas as empresas de lava-rápido que se encontram em região próxima ao lago Igapó. Foi identificada uma quantidade de água residual, que é a água suja, proveniente da lavagem de calçadas, pátios e veículos, no lago. 17 condomínios da região já foram notificados e agora é a vez dos estabelecimentos de lava-rápido.

De acordo com o secretário do Ambiente, Gilmar Domingues, os dados das empresas existentes na região serão coletados junto a Secretaria de Fazenda. A partir disso, dois fiscais da SEMA farão a vistoria nos estabelecimentos. “Em princípio iremos vistoriar a rede de esgoto das empresas e nos certificar que suas águas residuais não sejam despejadas no lago. Nada impede que mais para frente aprofundemos essa investigação.”SemaLavaRapidoLJ2P

Uma amostra da água do lago já foi enviada para o Instituto Ambiental do Paraná. O resultado vai mostrar quanto a água pode estar poluída. A pena para o estabelecimento que estiver despejando água irregularmente no Igapó varia de caso em caso. “Uma comissão vai julgar a penalização. Vai ser decidida uma multa para o estabelecimento, e daremos um prazo de sete dias para eles se adequarem”, disse Domingues. A proibição de despejo de água residual nas redes coletoras de água fluviais está prevista no Código Ambiental do Município.

Fotos: Luiz Jacobs

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos