Sem categoria

Guardas Municipais participam de capacitação sobre Direitos Humanos

Ação atende recomendação do Ministério Público (MP) e faz parte da qualificação anual pela qual todos servidores da pasta devem passar até o final do ano

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação (CFGM) da Guarda Municipal de Londrina, deu início à capacitação sobre Direitos Humanos para 73 servidores, no auditório da Prefeitura de Londrina, durante à tarde de terça-feira (23). A ação teve início às 14h e terminou às 17h30. No período, foram trabalhados os seguintes assuntos: direito à igualdade, à não discriminação e à dignidade humana. A instrução atende à recomendação administrativa feita pela 24ª Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina.

Foto: Emerson Dias

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, afirmou que as capacitações ajudam na prestação de um serviço público de qualidade. “Nossos guardas municipais passam por constante capacitação. É nossa missão, enquanto secretaria de segurança, entregar para a sociedade um servidor instruído a prestar o melhor serviço quando for solicitado. Até o final do ano todos os guardas vão passar por essa instrução”, informou.

As aulas foram ministradas pela GM Cássia Munhoz, instrutora do CFGM, que apresentou informações acerca do combate à discriminação da população LGBTQIA+ e ao racismo. A capacitação é uma etapa do Estágio de Qualificação Profissional (EQP), pelo qual todos os guardas são obrigados a passar, e cujo objetivo é aprimorar os atendimentos e serviços de segurança pública prestados no município.

Foto: Emerson Dias

De acordo com Cássia Munhoz, a ação é um desdobramento das atividades discutidas em grupo. “Nós participamos do grupo Diálogos com a Rede, composto por diversos serviços incluindo Ministério Público, Poder Judiciário, UEL, Conselho Tutelar, Guarda municipal, Polícia Civil e Polícia Militar e debatemos questões relacionadas aos grupos vulneráveis atendidos pelas forças de segurança, que posteriormente resultou na recomendação administrativa do MP para que pudéssemos disseminar o conhecimento para os demais guardas sobre o irrestrito respeito à dignidade da pessoa humana, com a perspectiva de igualdade racial, orientação sexual e identidade de gênero. Esta instrução tem o intuito de atualizar os conhecimentos já trazidos em nossas capacitações anuais. Trouxemos ainda uma atualização sobre as legislações referentes a estes grupos”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos