Sema promove Oficina de Compostagem no CCI da Zona Oeste
Atividade tem parceria com o curso de Engenharia Ambiental da UTFPR; interessados em receber o projeto podem entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental

A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) realizou, na quarta-feira (31), a Oficina de Compostagem Doméstica da Gerência de Educação Ambiental da pasta. Durante toda a tarde, cerca de 22 idosos participaram da atividade no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da Região Oeste.

De acordo com a geógrafa da Gerência de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, a oficina contou com o apoio de três alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e tem como objetivo sensibilizar a população a respeito dos resíduos orgânicos. “O que esperamos é poder espalhar entre os nossos munícipes a compreensão de que resíduos orgânicos podem e devem voltar a ser uma matéria-prima fundamental para um ciclo produtivo como, por exemplo, na produção de fertilizantes naturais para o cultivo de plantas”, explicou.
A parceria com a UTFPR surgiu no primeiro semestre de 2022 e, desde então, a Sema passou a oferecer esta oficina gratuitamente para toda a cidade. “O CCI Oeste nos procurou pedindo que a oficina fosse realizada lá, e tivemos mais de 40 interessados. Durante as duas horas de atividade, explicamos os conceitos, a importância e os princípios da compostagem, mostramos a eles duas composteiras prontas e os ensinamos a preparar os potes de sorvete, explicando passo a passo a técnica e como é feita a manutenção no dia a dia”, contou Pissinati.
A professora responsável pela Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR de Londrina, Tatiane Dal Bosco, explicou que o desenvolvimento da oficina é parte de um projeto de extensão da faculdade, que tem como intuito levar a temática da compostagem para a população. “Nosso objetivo principal sempre foi demonstrar para a comunidade que é possível compostar pequenos volumes em nossas casas, através de utensílios simples, como um pote de sorvete que todo mundo tem em casa. Com essa parceria com a Sema, queremos ampliar ainda mais essas informações, levando para a comunidade tudo o que é preciso saber sobre compostagem, desde quais resíduos podem e quais não podem ser colocados, por exemplo”, reforçou.

O que é compostagem? – Compostagem é um processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica, como sobras de frutas e verduras. O resultado desse processo é um composto orgânico que pode ser aplicado no solo sem o risco de contaminar o meio ambiente.
Próximas oficinas – De acordo com a Gerência de Educação Ambiental da Sema, ainda não há novas atividades programadas. No entanto, os interessados em receber a Oficina de Compostagem podem entrar em contato com a Sema. “As oficinas podem ser oferecidas para todos os públicos, incluindo escolas, centro comunitários, associações e outros. A única coisa que pedimos é que sejam grupos de, no mínimo, 10 pessoas”, finalizou Pissinati.
Para entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental da Sema e solicitar a Oficina de Compostagem é só enviar um e-mail para educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou ligar para (43) 3372-4768 ou 3372-4769.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão de jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina