Cidade

“Um dedo de prosa” debate a importância da leitura em evento on-line nesta sexta (2)

O público pode assistir e participar gratuitamente da transmissão com a presença de quatro escritores locais; iniciativa conta com patrocínio do Promic

Com a participação de quatro escritores de Londrina – Chris Vianna, Eduardo Baccarin Costa, Edra Moraes e Herman Augusto Schmitz –, o projeto “Atrito, Arte em Movimento” realiza nesta sexta-feira (2), às 20h, uma edição on-line da ação “Um dedo de prosa”, que irá promover uma conversa sobre a importância da leitura. O bate-papo virtual é aberto a todo o público e pode ser acompanhado ao vivo, gratuitamente, pelo canal do YouTube do Festival Literário de Londrina (Londrix). Para quem não puder acompanhar em tempo real, o conteúdo ficará disponível para acesso, na íntegra, posteriormente.

A atividade busca estimular o hábito da literatura, abordando-a sob diferentes perspectivas e visões, apresentadas por autores e produtores culturais, além de divulgar e valorizar aquilo que é produzido na região de Londrina. Quaisquer interessados em literatura podem participar, sejam escritores, estudantes, professores ou leitores em geral.

A iniciativa é realizada pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA) e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Segundo a escritora, atriz e produtora cultural Chris Vianna, diretora do Londrix, o encontro on-line, em um formato descontraído e fluido, possibilita que os autores comentem sobre seus processos criativos e de trabalho, influências literárias, formas de circulação, entre outros pontos ligados ao tema. “É uma oportunidade de falar para as pessoas sobre o universo literário, onde os autores ficam livres para compartilhar modos de fazer, de quais fontes literárias bebem e curiosidades sobre a escrita e a literatura em geral. O público está convidado a assistir a transmissão on-line e participar enviando seus comentários para nós”, ressaltou.

Os encontros de “Um dedo de Prosa” integram um conjunto de ações que, há mais de dez anos, visa romper fronteiras e espalhar literatura por Londrina e região. Vianna contou que, ao longo dos anos, o projeto já realizou inúmeras oficinas e encontros entre escritores e estudantes, com ações em escolas de Londrina e distritos, várias delas envolvendo a doação gratuita de livros e autores indo às escolas.

“Quando veio a pandemia, ficamos muito tempo sem as atividades presenciais do Londrix, da AARPA, do Atrito, Arte em Movimento e outros, como ocorreu com a cultura de maneira geral. Então, foi necessário utilizar o formato virtual para nos conectarmos com o público. Depois da retomada dos eventos com público presente, o ‘Um dedo de prosa’ voltou com visitas em escolas e estivemos recentemente em vários bairros de Londrina. E agora, até o final de setembro, temos novamente alguns encontros on-line semanais”, informou.

Sobre os autores

Chris Vianna – Atriz, produtora cultural, escritora, diretora do Festival Literário de Londrina – Londrix e vocalista da Banda Benditos Energúmenos. Destaque: prêmio Todos por um Brasil de Leitores e Prêmio Jornada, em reconhecimento à trajetória na área de literatura. No prelo, o livro de poesia “Procuro um verso na minha escuridão”.

Eduardo Baccarin Costa – É professor, poeta, escritor e produtor cultural. Doutorando em Letras pela UEL, estuda a literatura produzida durante as Ditaduras de Brasil e Portugal no século vinte. Tem nove livros publicados (quatro romances e cinco coletâneas de poesia) e 14 livros no prelo (12 romances, uma coletânea de contos e um de poemas), além de quatro peças teatrais inéditas. Foi vice-campeão do Concurso Poesia do Cinquentenário de Londrina (1984) com o poema Londrina de pernas abertas. Venceu por quatro anos consecutivos o Concurso da Editora Leia Livros na categoria prosa com os romances O Solitário do 406 (2018), Um Som Diferente (2019), Liberdade Condicional (2020) e o Homem do Tempo (2021).

Classificou-se em primeiro lugar no Concurso Outras Palavras da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná na categoria romance com o livro Apenas Três Palavras (2020). Ficou em segundo lugar no Prêmio Literário Uirapuru 2021, na categoria dramaturgia, com a transposição do texto do romance Liberdade Condicional para o teatro. Ocupa a cadeira 39 da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina. Ministra cursos de oratória e escrita criativa.

Edra Moraes – Escritora, com três publicações individuais e participação em diversas antologias. Em 2016, recebeu a Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MINC), resultando na publicação do livro de poemas “Para ler enquanto escolhe feijão”.  Em 2022, recebeu o Prêmio Licenciamento de Obras Literárias Digitais 2020, para a “Antologia Poética | Seleção da Autora”, disponível na Plataforma Paraná Cultural, para download gratuito.

Participa de cinco outras antologias coletivas, entre elas, “Raízes Brazilian women poets in translation”, e “Off Flip poesia”. Em 2022, recebeu o Prêmio Memorial Vivência, Literatura, Livro e Leitura Unespar, por seu trabalho como produtora cultural, o Prêmio Cultura nas Redes 2020 com o videopoema “Não sou musa, sou poeta”, e o Prêmio FCC Digital 2020, com o videopoema “Desastres Naturais”. No Prelo, pela editora Patuá o livro de contos “Dispineia Distópica”.

Herman Augusto Schmitz – É natural de Curitiba e reside em Londrina desde os anos 1990, onde vem atuando como escritor, produtor e artista gráfico no cenário artístico e cultural. Participa do Londrix desde 2006. Em 2010, foi contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária com o projeto Poesia In Concert.

Publicou os livros Os Maracujás, de poesia, as coletâneas de ficção científica Terrassol e O Clone de Si Mesmo e outros contos breves, e BJ Grafados, antologia de trechos de literatura mundial. Academicamente, é Mestre em Letras — Estudos literários, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Mais sobre o projeto – “Um dedo de prosa” integra o projeto “Atrito, Arte em Movimento”, promovendo a doação de livros e encontros entre escritores e estudantes, desde 2009, ano em que era realizado juntamente com o “Sarau: prosa, poesia e outras delícias”, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

A partir de 2011, foi levado para dentro das escolas, procurando oportunizar ao público o acesso à linguagem literária, enriquecendo a subjetividade e a perspectiva de vida, bem como seu vocabulário e referências. Em 2014, atendeu 10 escolas e em parceria com a Universidade Estadual de Londrina.

Em 2015, o projeto Um Dedo de Prosa foi vencedor do Prêmio Bolsa Biblioteca Nacional de Fomento à Literatura – Circulação Literária para realização em outros municípios paranaenses, o que mostra um reconhecimento nacional para a inciativa londrinense.

Em 2018/2019, recebe a Bolsa Circulação do Promic e circulou por cidades vizinhas de Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia, Primeiro de Maio, Bela Vista do Paraíso, Sabáudia.

Ainda em 2019, atendeu escolas dos Distritos de Londrina. A distribuição gratuita de livros e a presença dos autores na escola visam contribuir com a ampliação das práticas de leitura do jovem e adolescente, além de somar esforços para a divulgação e distribuição da produção literária local, ampliando o universo de leitores e futuros consumidores deste produto, melhorando desta forma as condições econômicas de toda cadeia produtiva do livro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos