Planetário de Londrina oferece três sessões no sábado
Aberto para o público a partir das 15h, interessados podem assistir documentário, duas sessões de filmes, além de conhecer o céu londrinense
O Planetário de Londrina estará aberto ao público neste sábado (25), a partir das 15h, com a exibição gratuita do documentário legendado “Esqueleto da noite”. Posteriormente, às 16h e 17h, acontecem as sessões de “O Aniversário do Pingo” e “Voyager – Mensageiro para as estrelas”, respectivamente. Nas duas últimas exibições, os ingressos custam R$ 3.
Tradicionalmente aberto no último sábado do mês, o espaço fica à disposição de toda a população. Durante a semana, o Planetário de Londrina recebe visitas agendadas de escolas, grupos e outras instituições, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. Além da apresentação de documentários, sessões infantis e adultas. Os interessados podem apreciar o céu de Londrina.
A sessão “O Aniversário do Pingo” conta a história de um garoto muito esperto, que está completando dez anos de idade. Seu avô, um astrônomo, não compareceu à sua festa de aniversário, mas lhe enviou um presente: um par de partículas subatômicas, que Pingo apelidou de Tontão e Lelé. As partículas têm como missão explicar ao menino tudo sobre o Universo e as estrelas. Juntos eles passam uma inesquecível noite conversando sobre as estrelas, os planetas e as constelações.
Já a sessão “Voyager – mensageiro para as estrelas”, recebe o púbico acima dos 14 anos. A Missão Voyager foi um programa de sondas de espaço profundo que pesquisou os confins do Sistema Solar. Consistiu em duas missões lançadas em 1977 pela NASA. O lançamento tinha o objetivo de ver um fenômeno incomum em torno dos planetas gasosos. No espaço, as sondas transmitem sinais para a Terra há mais de 30 anos, sem contar fotos de quatro planetas, 48 luas, atmosfera solar e o Meio Interestelar.
O Planetário de Londrina está localizado na rua Benjamin Constant, 800, próximo ao Museu Histórico de Londrina. Mais informações pelo telefones (43) 3344-1145 ou 3326-0567.
Foto: Luiz Jacobs