Boletim atualizado da dengue indica controle de casos na cidade
Dados do relatório epidemiológico mostram avanço no controle da doença, em comparação ao mesmo período no ano de 2025
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina divulgou, nesta quinta-feira (29), um novo boletim epidemiológico sobre a dengue. Desde o início do ano, o município contabiliza 986 notificações da doença, com 22 casos confirmados e 238 descartados, resultando em uma taxa de positividade de 8,46%. Outros 726 registros seguem em investigação e não há confirmação de óbitos até o momento. Em relação à chikungunya, o boletim não aponta nenhum caso no município.

Os números apontam avanço na batalha contra a dengue em Londrina, em comparação com o ano anterior. Em 2025, no mesmo período, a cidade somava 1.677 casos de dengue notificados e 189 confirmados.
Para o gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, o cenário se mostra favorável para este ano. “Os indicadores epidemiológicos demonstram um maior controle, resultado do fortalecimento das ações de vigilância, da resposta oportuna aos casos notificados e da intensificação das intervenções territoriais, contribuindo para a redução da circulação viral”, afirmou.
Entre as ações de combate executadas atualmente pelo município estão: vigilância entomológica contínua; aplicação de inseticidas espaciais (UBV pesado e costal); intervenções territorializadas e bloqueios oportunos de transmissão; monitoramento com armadilhas ovitrampas para avaliação da densidade vetorial; aplicação da tecnologia Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) em imóveis especiais e áreas com aumento da incidência de casos notificados; visitas sistemáticas a pontos estratégicos; ações educativas permanentes e de engajamento comunitário; inspeção de imóveis fechados e de difícil acesso.
Além dessas, nesta semana o Jardim Novo Perobal recebe o mutirão Dia D de Combate à Dengue, que busca orientar os moradores para eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação, que se iniciou nesta quinta (29), segue até o domingo (31), finalizando com o recolhimento de objetos nas ruas feito por caminhões e equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Caso as condições climáticas não estejam favoráveis, as medidas serão reprogramadas.
Em prol de diminuir a incidência da doença, a principal orientação para a população é a eliminação semanal de criadouros, evitando qualquer acúmulo de água parada em recipientes, calhas, ralos, caixas d’água e quintais. “É fundamental receber os agentes de combate às endemias, permitindo o acesso aos imóveis, pois o trabalho técnico depende da vistoria adequada e da orientação direta aos moradores. A Vigilância reforça que o controle vetorial eficaz depende diretamente do engajamento comunitário contínuo”, reforçou Ribas.
A população pode denunciar focos do mosquito por meio do Disque Dengue, telefone 0800-400-1893, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Em caso de sintomas suspeitos, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, para avaliação clínica, diagnóstico e acompanhamento adequado.
Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina




