Defesa Social inicia fiscalização nos imóveis em estado de abandono em Londrina
Ações acontecem em diversas regiões da cidade e têm como objetivo o cumprimento do decreto municipal 992/2022; até o momento, 15 locais foram verificados pelos GMs

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM) de Londrina, iniciou, na manhã desta quarta-feira (14), as ações de fiscalização nos imóveis em estado de abandono na cidade, conforme dispõe o artigo 4 do decreto municipal nº 992/2022. As equipes do setor operacional da GM verificaram 15 locais nas regiões leste, norte, oeste e central.

Os guardas municipais encontraram pessoas em situação de rua em apenas dois endereços. No primeiro, na esquina da Rua Belém com a Rua Bahia, havia oito homens e quatro mulheres. Já no segundo, localizado no início da Avenida Santos Dumont, havia um homem. Em um dos endereços da região central, as equipes conversaram com um morador vizinho de um dos imóveis, Mário José Ribeiro, que agradeceu a presença. “Eu vi a reportagem na televisão e agora vocês estão aqui fiscalizando. Isso é muito bom, pois essa casa está abandonada há muito tempo. Já encontramos gambás e ratos aqui”, contou.

Após a verificação de cada local, os guardas elaboraram os relatórios com as informações sobre a situação atual de cada imóvel. Na maioria dos endereços, foi encontrado muito lixo, mato alto e restos de entulho, entre outros problemas.
As informações coletadas serão encaminhadas para as demais secretarias municipais, por meio de um relatório circunstanciado, para que sejam tomadas as medidas necessárias e outras providências. A Guarda Municipal prosseguirá fiscalizando estes espaços abandonados.