Centros de Convivência da Pessoa Idosa oferecem oficinas e palestras
Temas dos encontros incluem cuidados com a saúde e alimentação; há vagas para nova turma de Coro Cênico no CCI Oeste

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) apresenta a programação de atividades para os próximos dias, nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) localizados nas regiões Oeste, Leste e Norte. A agenda inclui oficinas e palestras, além de uma tarde festiva. Todas as ações são gratuitas e exclusivas para a população com 60 anos de idade ou mais.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, destacou o extenso rol de atividades que a SMI tem proposto à população a partir dos 60 anos, que foi intensificada com o retorno das ações presenciais. “Estamos ofertando muitas atividades para os nossos idosos da cidade, todas pensadas para que eles participem e aproveitem. São encontros de socialização e convivência, como é o caso da Tarde Festiva, ações articuladas com outras instituições e secretarias, como o Coro Cênico, que é uma atividade musical que conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura”, citou.
Danelon acrescentou as parcerias com as instituições de Ensino Superior, que promovem palestras, oficinas, passeios e outras atrações para os idosos atendidos pelos Centros de Convivência. “As universidades têm tido presença garantida e atividades cada vez mais ampliadas para os idosos. Elas trazem importantes informações, como os cuidados com a pele ou uso de medicamentos, realizadas pela Unifil. Semanalmente, a SMI tem proporcionado um conjunto de atividades, e a população idosa é convidada a participar. Nosso WhatsApp é (43) 3375-0307, e por esse número podem nos mandar uma mensagem que a nossa equipe vai atender”, complementou.
Para orientar os idosos sobre a polifarmácia, que é o uso concomitante de quatro ou mais medicamentos, o CCI Leste recebe alunos do curso de Farmácia da Unifil para uma palestra, nesta terça-feira (20), com orientação do professor Alex Ferreira Novaes.
A palestra inicia às 14h30 e será aberta a toda comunidade a partir dos 60 anos. Não é preciso fazer inscrição prévia para participar. O endereço do CCI Leste é Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz.
CCI Oeste – Na quarta-feira (21), o CCI Oeste realiza mais um encontro do projeto Fábrica de Sabão e seus Derivados. Conduzido pelo professor Fábio Cezar Ferreira, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o tema deste encontro será o álcool em gel.
Segundo Ferreira, os participantes irão aprender a produzir o álcool em gel utilizando apenas dois ingredientes, carbopol e etanol 96%. “Também vamos adicionar 6ml de alcalinizante, mas é algo opcional, apenas para a consistência ficar mais cremosa”, explicou.
O professor comentou que os alunos vão aprender a produzir o álcool em gel em casa, assim como já aprenderam, nas oficinas anteriores, as receitas de detergente de limão, limpeza pesada e tira manchas. “Na próxima semana, pretendo ensinar um sabonete para as mãos e, na sequência, amaciante. São várias possibilidades”, adiantou.
Docente dos cursos de Engenharia Química, Licenciatura em Química, Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Materiais, Ferreira acrescentou que, a partir de outubro, os alunos dos cursos de Química também devem participar das oficinas. “E no início de novembro, nosso intuito é levar os idosos inscritos no CCI para uma oficina nos laboratórios da UTFPR”, acrescentou o professor.
As oficinas do Fábrica de Sabão e seus Derivados são realizadas às quartas-feiras, das 9h às 11h30, e para participar não é exigida inscrição prévia.
E o projeto cultural de Oficinas de Coro Cênico, que iniciou nesta segunda-feira (19) no CCI Leste, está com inscrições abertas para nova turma no CCI Oeste. Com encontros às quartas-feiras, das 9h às 10h30, o projeto utiliza o cancioneiro popular brasileiro para ensinar aos idosos o coro cênico, através de danças, jogos, brincadeiras e outras atividades lúdicas.
Como as vagas são limitadas, é preciso fazer a inscrição com antecedência pelo telefone 3375-0334 ou WhatsApp (43) 3375-0307. As Oficinas de Coro Cênico são promovidas nos CCIs por meio de patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria de Cultura de Londrina.
Ainda no CCI Oeste, dentro das ações semanais do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, a professora Talita Oliveira, do curso de Estética da Unifil, vai conduzir uma palestra sobre “A importância da fotoproteção solar e cuidados com a pele”. A atividade é aberta a todos os idosos, e será realizada na quinta-feira (22), às 13h30.
O CCI Oeste fica localizado na Rua Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
CCI Norte – Para a população idosa que reside na região norte de Londrina, o CCI Norte oferece, nesta quarta-feira (21), uma Tarde Festiva Recreativa. O intuito desta ação é incentivar e promover a socialização dos participantes, contribuindo para o seu bem-estar físico e mental.
A Tarde Festiva desta quarta (21) terá o sorteio de brindes, e os interessados em comparecer devem levar caneta e suporte para suas cartelas. Também é solicitado que levem um prato de doce ou salgado que, ao final, será compartilhado entre todos.
Na quinta-feira (22), às 9h30, o CCI Norte recebe a Oficina de Aproveitamento de Alimentos, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). “Esse curso é uma atividade deliciosa de culinária, que também colabora para que os idosos possam complementar seus conhecimentos em alimentação. E, além de ser recheadas de delícias, alimentar-se bem contribui em todas as áreas de saúde do idoso”, finalizou a secretária municipal do Idoso.
Essa oficina terá a servidora da SMAA, Maria Inêz Passini Lima, ensinando receitas culinárias com partes dos alimentos que geralmente são descartadas. Dentre elas, cascas, folhas e caules, que podem ser ingredientes de tortas, bolos e sucos. Todas as vagas já foram preenchidas, e os inscritos em lista de espera estão sendo comunicados pela equipe do Centro de Convivência.