Programa VIDA da Secretaria de Educação e Compaz participam da Semana Estadual da Paz
Iniciativas realizadas em Londrina serão apresentadas em webinar, transmitido nesta terça-feira (20) pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte

A Prefeitura de Londrina participa, nesta terça-feira (20), da abertura da Semana Estadual da Paz. Das 13h15 às 14h45, será transmitido pelo Youtube um webinar, com participação da Secretaria Municipal da Educação (SME) e do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz). A Semana Estadual da Paz é promovida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED), e o evento poderá ser conferido na página do Canal do Professor – Formação continuada SEED-PR.

De acordo com a assessora técnica da Diretoria Geral da SEED, Cineiva Campoli, a Semana Estadual da Paz iniciou nesta segunda-feira (19), em todas as escolas e colégios estaduais. Nas disciplinas de Artes e Língua Portuguesa, os alunos vão aprender sobre a cultura de paz, e produzir materiais alusivos ao tema.
A Semana Estadual da Paz foi implementada no calendário oficial de comemorações pela Lei nº 14.357, de 2004. No entanto, Campoli acrescentou que esta será a primeira edição do evento. “É a primeira vez desde 2004, quando a lei foi sancionada, que nos organizamos para esse momento de alusão na totalidade das escolas públicas do Paraná. Vamos envolver todos os alunos, de toda as séries e turmas, da rede estadual. No Ensino Médio, os alunos produzirão uma redação sobre o assunto, e no Ensino Fundamental II, dentro do projeto Mão na Massa, eles devem produzir vídeos, charges e imagens sobre essa temática”, citou.
Além das experiências desenvolvidas pelo Compaz e Londrina Pazeando, e o Programa VIDA, da SME, o webinar desta terça-feira (20) vai apresentar outra atividade, que está sendo implementada em Paranaguá. “Atuo como supervisora de um projeto-piloto em Paranaguá, junto à Unesco, e há muitos anos conheço o que é realizado em Londrina. E na abertura da Semana, além de contar um pouco desse projeto, de forma interinstitucional vamos falar também desses trabalhos de Londrina”, adiantou a assessora técnica da SEED.
O secretário do Compaz e gestor da Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, destacou que esse é um momento marcante. “Promover a Semana Estadual da Paz foi uma atitude muito importante, é muito necessário que essa cultura seja promovida em todo o estado. Ficamos feliz com o convite e vamos compartilhar nossa experiência, pois nesses 22 anos da Semana Municipal da Paz teremos vários exemplos para contribuir”, disse.

Pela Secretaria Municipal da Educação, será apresentado o Programa VIDA, coordenado pelas professoras Andrea Militão e Carla Cordeiro. Implementado em 2020 na rede municipal, o Programa VIDA aborda, entre alunos e professores, temas relacionados à cultua de paz e saúde mental. Esses assuntos também são levados para que as famílias dialoguem sobre quatro pilares: Valores, Inclusão, Desenvolvimento humano e a Afetividade.
Uma das gestoras do Programa VIDA, Andrea Militão, explicou que o projeto foi organizado em 2019 e, desde então, passou por algumas reformulações. “Com a pandemia, em 2020 o Programa foi repensado para o formato das aulas remotas. E no retorno das aulas presenciais, em 2021, ele foi reformulado novamente para que possa ser aplicado nas salas de aula”, citou.
Por ano, são propostos 20 temas para que os professores abordem com os alunos da rede municipal, nas turmas de P4 ao 5° ano. Os professores têm acesso a um material de apoio, disponibilizado virtualmente, com a linguagem adaptada a cada faixa etária. Quinzenalmente o tema muda, e os vídeos ficam disponíveis on-line. “Nessa roda de conversa entre os professores e as crianças eles utilizam ferramentas da Justiça Restaurativa, dando o direito à fala e à escuta. Nosso intuito é criar um ambiente seguro para o aluno se expressar e ser acolhido, aprendendo a lidar com suas emoções”, detalhou Militão.