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Secretaria de Saúde anuncia medidas para maior segurança na UPA do Jardim do Sol

Unidade assiste cerca de 450 pacientes por dia, que geram em torno de 1.000 atendimentos diários prestados por 200 profissionais

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), anunciou medidas que visam garantir maior segurança aos servidores e paciente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste, Maria Angélica Castoldo, localizada no Jardim do Sol. O anúncio foi feito pelo secretário municipal da pasta, Felippe Machado, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (28), em seu gabinete, poucos dias após o incidente ocorrido na UPA em que um homem agrediu fisicamente um servidor da unidade.

Uma das medidas foi a solicitação, à Secretaria Municipal de Defesa Social, de ampliação da escala da Guarda Municipal, que atualmente acontece das 19h às 6h, para 24h por dia. “Pedimos esta ampliação para as duas UPAS, do Jardim do Sol e Sabará, e para o Pronto Atendimento do Jardim Leonor, pois no momento apenas o Pronto Atendimento Infantil (PAI) conta com guardas 24h. Ainda hoje vou me reunir com o secretário e coronel Pedro Ramos para tratar deste assunto. A Guarda Municipal tem sido parceira das secretarias, mas sabemos que ela tem uma demanda grande”, contou.

Foto: Vivian Honorato

O secretário também anunciou alterações no fluxo de atendimentos e processos de trabalho, a partir de hoje (28), que objetivam promover maior controle de acesso à unidade. “Um problema relatado pelos servidores é o acesso livre à unidade de pessoas estranhas ao atendimento, pois há pacientes que chegam a estar acompanhadas por até quatro pessoas, como aconteceu no dia do incidente. Agora, vamos restringir, garantindo o acesso de acompanhantes, à parte de atendimento da unidade, somente para os casos previstos em lei. Vamos divulgar esta medida em cartazes na UPA ”, apontou.

Segundo Machado, a partir desta quarta-feira inicia-se, ainda, uma readequação do fluxo de triagem, com a necessidade de abertura de uma porta para minimizar o acesso à UPA. “Nós temos um servidor que possui atribuição de fazer o monitoramento do fluxo de atendimento e, agora, ele agregará a função de controle de acesso, até que consigamos editar um termo de referência para fazer a contratação de uma empresa especializada, que possa fazer esse serviço em todas as unidades de saúde 24 horas. Devemos implantar, nos próximos meses, a figura de um controlador de acesso, de uma empresa treinada, para essa finalidade”, adiantou.

O secretário reforçou que nada justifica uma agressão aos servidores que estão trabalhando, se dedicando para prestar um bom atendimento à população, e que todas as medidas que estiverem ao alcance da secretaria, para garantir a segurança dos servidores e população, serão adotadas. “Entendemos a tensão da família do paciente, mas nada justifica uma agressão. Além disso, neste dia não houve nenhuma situação atípica e também não houve tempo de espera prolongado, pois entre a chegada do paciente e o início da medição passaram cerca de 15 a 20 minutos”, frisou.

A UPA do Jardim do Sol assiste cerca de 450 pacientes por dia, que geram em torno de 1.000 atendimentos diários. Atualmente conta com 200 profissionais em seu quadro funcional e fica na Avenida Abélio Benatti, 3.500, Jardim Sol.

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Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

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