Cidadão

10º Festival de Dança de Londrina começa amanhã

Festival reúne artistas do cenário local e nacional da dança contemporânea; durante o festival acontecem duas estreias de companhias londrinenses

Começa nesta sexta-feira (5), a 10ª edição do Festival de Dança de Londrina. O festival, que tem em sua programação diversas apresentações de dança contemporânea, segue até o dia 13 de outubro. Os espetáculos serão apresentados em três pontos da cidade, no circo da Funcart, Concha Acústica e Zerão. Os ingressos para as apresentações custam R$10,00. O valor da meia-entrada é R$5,00.

A abertura do festival será feita com a Companhia Ballet de Londrina, com a estreia da peça “Petrouchka”, às 20h, no circo da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), localizada na rua Souza Naves, 2.380. A apresentação também acontecerá no sábado (6) e domingo (7), no mesmo local e horário.

No início da semana, na segunda (8) e terça-feira (9), quem se apresenta é a Companhia Michel Cássin, com o espetáculo “Suite Flamenca”. A apresentação vai acontecer nos dois dias, no circo da Funcart, sempre às 20h30. A companhia apresenta várias modalidades da dança típica do sul da Espanha, das raízes às influências contemporâneas.

Na quarta-feira (10), haverá outra estreia no festival, às 20h30. Desta vez, da Escola Municipal de Dança de Londrina, que vai apresentar o espetáculo “Modupe”. O grupo de bailarinos, inspirado nas origens africanas da cultura brasileira, realiza uma apresentação repleta de referências às crenças, festas e danças nordestinas. A coreografia utiliza trilha sonora que tem como instrumentos, berimbaus, pífanos e atabaques, além de vozes da Música Popular Brasileira (MPB).

Na quinta-feira (11), às 20h30, dançarinos do grupo amador Ballezinho de Londrina mostra o seu mais recente trabalho, baseado nas histórias em quadrinhos. A coreografia, que emprega mímica, teatro e outros recursos, é composta por heróis vilões e outros personagens das tirinhas. A apresentação também vai ocorrer na sexta-feira (12), às 18h30, na Concha Acústica, localizada na praça 1º de Maio, região central.

Os dois últimos dias do Festival de Dança de Londrina contarão com apresentações de grupos de dança de São Paulo e Rio de Janeiro. Na sexta-feira (12), a bailarina Zélia Monteiro, do Núcleo Artístico de Improvisação de São Paulo, apresenta o espetáculo solo “6 estudos para flutuar”, com música ao vivo, executada pelo pianista Danilo Tomic.

O encerramento do festival, no sábado (13), acontecerá no anfiteatro do Zerão. O fechamento é batizado de Noite dos Clássicos. Neste dia, evento vai contar com a presença dos solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cicero Gomes e Karen Mesquita, que apresentarão a valsa “Moszkowski” e o grand pas de deux de “Dom Quixote”. Após o espetáculo, talentos da Escola Municipal de Dança de Londrina apresentam parte dos clássicos de “O Quebra Nozes”, “Lago dos Cisnes”, “O Corsário”, “Coppélia”, entre outros.  

A programação completa da 10ª edição do Festival de Dança de Londrina pode ser conferida no site www.festivaldedancadelondrina.art.br. No mesmo endereço, ficarão disponibilizadas fotos e notícias no decorrer do Festival.

Os ingressos para as apresentações estão disponíveis na Escola Municipal de Dança, localizada na Funcart e nas lojas Shopp Ballet, na rua Pio XII, 64. E também na Capezio Artigos para Dança e Ginástica, situada na rua Paranaguá, 921.

A 10ª edição do Festival de Dança tem apoio da Prefeitura  de Londrina.  

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos