Destaques

Prefeitura inicia preparação para recape asfáltico na rua Tremembés nesta quarta (5)

Será recuperado 1,8 km de pista, feita nova sinalização viária e adequações da galeria pluvial; obra faz parte de um pacote de R$ 5 milhões que já permitiu recape de asfalto na avenida Luigi Amorese e ruas Brasil e Uruguai

A rua Tremembés, via localizada entre as regiões central e leste do município, na abrangência de ligação da Vila Casoni com o Jardim Ideal, terá seu asfalto revitalizado pela Prefeitura de Londrina em quase toda sua extensão. Altamente desgastada e necessitando de intervenção há muitos anos, a pista agora contará com pavimento renovado, totalizando 1,8 km de extensão recuperada. Os serviços preparatórios para o recape asfáltico começaram nesta quarta-feira (5), com equipes operacionais da empresa contratada, a Tapalam Construções e Empreendimentos, fazendo a primeira movimentação no local.

Foto: Emerson Dias / N.Com

O início dos trabalhos ocorre no final da rua Tremembés, no sentido leste-centro, a partir da altura da rua Grafita. Há máquinas sendo mobilizadas e a intervenção, neste primeiro momento, consistirá em uma limpeza geral da pista, com varrição, retirada de terra, matos e outros elementos que estejam no asfalto, permitindo, posteriormente, a aplicação de massa asfáltica (CBUQ) propriamente dita.

Os serviços contemplarão ações combinadas de reperfilamento, recomposição de frenagem e borrachudos (deformações onduladas), mais o recape. Ao todo, essas intervenções irão perfazer 13.556,79 m² em execução, com utilização de 2 mil toneladas de produto asfáltico, aproximadamente.

No projeto, estão inseridos recapes no trajeto dessa via até a avenida Jorge Casoni. Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, pelo mesmo contrato ainda será feita nova sinalização viária em toda a extensão da rua Tremembés, além de revitalização de rede de galerias pluviais em trechos que necessitarem, assim como adequações de acessibilidade onde for preciso. “Essa é mais uma etapa de recuperação de asfalto desenvolvida pela Prefeitura, que vem atuando com frentes de obras em todas as regiões da cidade. Com recursos do Paranacidade, está sendo possível trabalhar em áreas movimentadas e que necessitavam das intervenções, como nas ruas Brasil e Uruguai, e, antes, na avenida Luigi Amorese. Em breve, teremos outros lotes liberados do Paranacidade para seguirmos avançando”, disse.

Foto: Emerson Dias / N.Com

As atividades na rua Tremembés serão feitas ao longo das próximas semanas e poderão sofrer atrasos, caso as chuvas atrapalhem. A fiscalização fica por conta da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP).

Esta iniciativa faz parte de um amplo pacote de recuperação asfáltica, totalizando mais de R$ 5 milhões em investimentos da Prefeitura, que já contemplou recapes de pavimento e outras melhorias na avenida Luigi Amorese, na região oeste, e ruas Brasil e Uruguai, na área central – todos já finalizados. O conjunto de ações, iniciado recentemente, corresponde a quase 70 mil m² em melhorias, e as obras integram o programa Paranacidade – Lote 1, com recursos provenientes do Governo do Paraná, pela Agência Fomento Paraná.

Foto: Emerson Dias / N.Com

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, frisou que o atendimento à rua Tremembés configura mais uma etapa que dá continuidade ao programa de recuperação da malha viária de Londrina, existente desde o início da atual gestão. “Na área de Obras, essa sempre foi uma grande preocupação do prefeito Marcelo Belinati, pensando em revitalizar ruas e avenidas de todas as regiões para trazer mais conforto, segurança e qualidade de vida à nossa população. O foco principal é atender aquelas vias que estão há muitos anos, muitas vezes décadas, sem a devida manutenção”, comentou.

Segundo Canhada, a Tremembés se enquadra nesse perfil, com os moradores da Vila Casoni e da região leste aguardando por muito tempo um recape sólido naquela área. “São milhares de pessoas transitando por ali, o pavimento está muito deteriorado, cheio de buracos e deformações, o que torna a passagem perigosa. A população do entorno e os visitantes terão uma pista renovada, e a Prefeitura poderá economizar com os gastos de tapa-buracos, que não mais surtiam efeito nesse tipo de asfalto”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos