Prefeitura inicia “Força-Tarefa Contra a Dengue”
Mais de 50 caminhões com entulhos já foram retirados do Córrego das Pedras; ação conta com apoio de todas as secretarias, autarquias e companhias municipais
Hoje (18), a Prefeitura de Londrina deu início a atividades da “Força-Tarefa contra a Dengue”. Até o momento, já foram retirados mais de 50 caminhões de materiais descartados irregularmente na região do fundo de vale do Córrego das Pedras, região leste da cidade.
Na tarde de ontem, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) removeu 25 caminhões, com capacidade de 6 metros cúbicos cada, dos bairros jardim Monte Cristo e do jardim Santa Inês. Hoje, os trabalhos continuam nos dois bairros, além do jardim Meton, Marabá e no Morro dos Carrapatos. Até as 10h de hoje, outros 25 caminhões de entulhos já haviam sido removidos do local.
De acordo com o diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Décio Rossetto Zulian, a companhia está limpando os locais com ajuda de 12 caminhões e duas pás carregadeiras. Além disso, os agentes municipais estão fiscalizando as casas onde existem materiais acumulados e informando a população sobre o artigo 169 do Código de Posturas do Município, que determina que o cidadão deve manter seu quintal limpo. “É um trabalho que vai levar tempo para ser concluído, porque tem muito material despejado irregularmente. Além disso, a população precisa se conscientizar em relação ao lixo. A pessoa que não colaborar e continuar despejando material irregular poderá ser notificada e multada pela CMTU”, explicou o diretor de Operações.
A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou 65 agentes municipais de endemias para realizar o trabalho de conscientização. São 13 educadores nos bairros que estão distribuídos entre quatro escolas municipais e duas estaduais da zona leste. Os educadores estão nas Escolas Municipais José Garcia Villar, Professor Carlos Zewe Coimbra, Anita Garibaldi e Maria Cândida Peixoto Salles e nos colégios estaduais Ana Molina Garcia e Célia Moraes de Oliveira.
Para o morador, José Marcos da Silva, a força-tarefa contra dengue é necessária para que as pessoas tenham consciência de que é preciso manter seus quintais limpos. “A operação é boa, porque tem gente que mantém limpo seu quintal, mas outros não cuidam. É importante que a Prefeitura venha aqui”, disse Silva. Amanhã (19), a partir das 8h, os agentes de endemias estarão na região para fazer a dispersão do fumacê com bombas costais motorizadas. O fumacê será dispersado até o próximo sábado (20). Para a operação, o Município está remanejando os recursos financeiros do Fundo Municipal de Urbanização de Londrina, que somam cerca de R$ 80 mil. Não haverá acréscimo ou aumento de custo municipal para a realização.
A “Força-Tarefa contra a Dengue” tem como principal meta combater a proliferação de larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Todas as secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta como a CMTU e a Companhia de Habitação (Cohab) estão envolvidos na ação.
Fotos: N.com